guest post Gustavo

Saiba como o programa Au Pair funciona

Você quer trabalhar e estudar fora do Brasil? Conheça o programa Au Pair e saiba como ele pode te ajudar

Muitos brasileiros buscam oportunidades de estudo e trabalho fora do país. Existem diferentes maneiras de ganhar dinheiro no exterior e uma delas é por meio de um programa chamado Au Pair.

Au Pair é uma expressão francesa que pode ser traduzida livremente como “igual a”. O termo faz referência ao tratamento que é dado para as pessoas que trabalham em casas de famílias e são tratadas como membros da casa.

Na prática, o Au Pair é o nome dado a um programa no qual as pessoas interessadas em morar e trabalhar fora do país, viajam para outros países com a missão profissional de ajudar famílias a cuidarem dos seus filhos.

O que é o programa Au Pair?

O Au Pair é um programa de intercâmbio considerado um dos mais baratos para quem quer morar nos Estados Unidos. Ele dá a oportunidade para jovens na faixa etária entre os 18 e os 26 anos morarem com uma família anfitriã, auxiliando nas tarefas domésticas e com as crianças.

Quem adere ao programa recebe um visto do tipo J-1 de visitante e intercambista com prazo de 12 a 24 meses. O estudante mora com a família anfitriã e ajuda nas tarefas com as crianças em casa. Além disso, tem aulas na faculdade local e a oportunidade de experimentar a cultura e os hábitos do país.

O programa de Au Pair nos EUA foi fundado em 1986 e começou como um programa de diplomacia. Desde então, expandiu-se e resultou em um projeto maior.

Quais são as vantagens do programa?

Muito embora seja um dos modelos de intercâmbios mais econômicos, ele não deixa de trazer muitas vantagens para quem decide realizá-lo. Conheça as principais vantagens do Au Pair:

 

  • experiência de morar e conviver com os hábitos, cultura e dia a dia de uma família americana;
  • possibilidade de fazer um curso de suas escolha;
  • prática diária do inglês;
  • bolsa de estudos;
  • salário semanal pelo trabalho como Au Pair;
  • um dia e meio de folga por semana de trabalho e um final de semana livre por mês; e,
  • duas semanas de férias no ano.

A experiência de viver e morar com uma família nos Estados Unidos ajuda no crescimento e desenvolvimento cultural e do idioma. Isso traz um impacto positivo e uma vivência que trará frutos por toda a vida.

O que é preciso para ser Au Pair?

Quem está pensando em participar de um programa de Au Pair precisa conhecer as regras e critérios de participação. O programa é muito comum nos Estados Unidos, mas também está disponível em países como Austrália, Canadá e França. Conheças os requisitos:

Requisitos básicos do programa

Para participar é necessário ter no mínimo 18 anos completos antes da partida do Brasil. Também é exigido ensino médio completo e comprovação de inexistência de antecedentes criminais. Em alguns casos pode ser exigida carteira de habilitação; isso depende do intercâmbio escolhido, por isso é necessário verificar.

Proficiência

Para trabalhar como Au Pair é exigido do intercambista conhecimento avançado no idioma, que permita comunicação com a família anfitriã. Quem não tem o domínio do idioma não tem condições de oferecer o suporte necessário à família durante o período de estadia. 

Experiência de trabalho anterior

Você está indo para a nova casa para trabalhar e deve ter isso em mente. Não é exigido experiência como babá de uma forma restritiva, porém, é desejado que o candidato tenha responsabilidade, habilidade para cuidar de crianças e conhecimento para realizar outras atividades comuns à rotina doméstica.

Visto

Por fim, qualquer pessoa que viaja para outro país para trabalhar precisa entrar de forma legal no território. Desta forma, é necessário sair do Brasil já com o visto para trabalhar como Au Pair nos EUA ou outro país para onde você está viajando.

Existem empresas especializadas em orientar e auxiliar em todo o processo de Au Pair, oferecendo o suporte para que você se prepare para o intercâmbio e atenda a todos os pré-requisitos e exigências necessárias para ingressar no programa.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.