guest post Henrique

Tudo sobre a participação dos pajens e daminhas em um casamento

Ser convidada para ser daminha de honra ou pajem é o sonho de muitas crianças. Quem não quer vestir uma roupa bonita e fazer parte de uma celebração de amor? No entanto, nem todas as damas de honra e pajens estão cientes de seu verdadeiro papel no dia.

Contando um pouco da história, as damas de honra e os pajens eram originalmente obrigados a fazer parte das dez testemunhas de qualquer casamento sob a lei romana. Homens e mulheres compunham a festa de casamento para garantir que houvesse pessoas suficientes que conhecessem o casal para satisfazer esse requisito.

Durante a Idade Média, o papel de dama de honra mudou um pouco para se tornar uma distração para os espíritos malignos que queriam arruinar o casamento. As damas de honra se vestiam como a noiva para que esses espíritos não soubessem quem era a noiva e não pudessem interferir na união. 

Desde então, o papel da dama de honra mudou para incluir deveres muito mais práticos e que não possuem nenhuma comparação com a antiguidade, apenas a fofura entre eles. É sobre eles que vamos discutir hoje, como é a participação dos pajens e daminhas em um casamento. Vamos lá.

Preparação

Uma das principais funções das daminhas de honra e pajens, é dar mais brilho e emoção a cerimônia de casamento, pelas medidas e tradições de hoje, as daminhas e os pajens, além de estarem vestidos com trajes lindos, em alguns casos também trazem as alianças aos noivos no altar, ou seja, é muito emocionante.

No próprio dia, as madrinhas devem manter a noiva calma e garantir que tudo corra bem na casa enquanto a festa de casamento se prepara para a cerimônia. Isso inclui garantir que todos estejam onde deveriam estar, quando deveriam estar lá, e para isso existe um ensaio de forma antecipada para que as crianças saibam o que fazer durante a cerimônia.

A cerimônia de casamento

Na cerimônia de casamento em si, o trabalho da dama de honra e do pajens como já falamos é seguir os noivos até ao altar como forma de dar muito mais emoção a cerimônia. 

Durante a cerimônia em si, as daminhas de honra e os pajens seguem a noiva na procissão e se despedem assim que chegam ao oficiante. A daminha de honra pegará todas as luvas, chapéus e buquês e cuidará deles durante a cerimônia em alguns casos. Eles também acompanharão o padrinho a testemunhar a assinatura do registro se for um casamento na igreja.

As daminhas de honra e os pajens também seguirão o casal recém-casado para fora do local e cooperarão para o fotógrafo com lindas e inesquecíveis fotos.

A recepção do casamento

Como daminha de honra e pajens, a recepção do casamento faz parte da tradição de tirar fotos com todos os convidados, madrinhas e padrinhos. O verdadeiro papel depende da noiva e do tipo de recepção que você está tendo e que pretende para o seu casamento.

Também está se tornando mais comum para uma dama de honra principal preparar um discurso para ler depois do padrinho. Não é obrigatório de forma alguma, mas é algo que parece estar acontecendo cada vez mais. Cabe à noiva se eles querem que você execute esse trabalho em particular!

 

Dependendo da configuração do casamento, os noivos podem apresentar presentes para as damas de honra e pajens. 

O papel de uma dama de honra e do pajem em um casamento moderno pode ser fácil ou cheio de atividades. Muito depende da extravagância do dia e de como o casamento foi planejado, hoje em dia existem tantas inovações que podem variar bastante. 

Quem pode ser daminha ou pajem?

Tanto as floristas quanto os pajens geralmente têm idade de 2 (ou na idade de andar) a 10 anos e normalmente estão relacionados ao casal. Quando as meninas atingem a adolescência, geralmente são consideradas damas de honra.

As daminhas de flores devem, assim como as damas de honra, ser convidadas (ou seus pais devem ser) para assumir o papel muito importante antes do tempo.

O que as damas de honra e os pajens fazem?

O único trabalho que uma daminha deve fazer é ficar bonita, enquanto o pajem traz o fator fofura! Vamos ser sinceros, você não pode esperar que os jovens tenham mais responsabilidade do que isso, pois até mesmo fazê-los caminhar até o altar pode ser um desafio!

O que as daminhas de honra e os pajens devem usar em um casamento?

É costume que a noiva e o noivo comprem roupas para suas daminhas e pajens e, como todos os olhos estarão olhando diretamente para eles enquanto caminham pelo corredor, potencialmente espalhando pétalas de rosas quando passam pelos convidados, então o par provavelmente vai querer vestir -los em algo extravagante e muito lindo.

As meninas são muitas vezes vistas usando vestidos brancos, possivelmente uma linda tiara e, claro, a cesta contendo seus próprios confetes. Os meninos, por outro lado, podem ser vistos vestindo uma camisa e suspensórios, uma gravata ou gravata borboleta ou podem até estar inteiramente de terno e sapato!

Como podemos observar, as daminhas e os pajens possuem grande importância em um casamento, além de serem relacionados ao noivo vão ficar guardados para sempre na memória de todos que participaram desse dia tão especial.

 

Leia também sobre os cuidados que devem ser tomados nos casamentos!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.