guest post Mônica Candido

Como Iniciar Uma Loja Virtual Para Vender Produto Físico

Nos últimos anos aumentou muito as vendas online, seja de produtos físicos ou digitais. Então, se você já vende alguma coisa ou está querendo começar a vender, aqui você vai aprender sobre como iniciar uma loja virtual e vender produtos físicos.

Isso mesmo, nunca houve um momento tão propício para iniciar uma loja virtual e além disso, hoje é possível fazer isso de forma bem simples.

Existem muitas coisas para vender facilmente na internet, mas a maioria das pessoas ficam presas a uma ideia limitada de produtos que podem ser vendidos online.

Como iniciar uma loja virtual

Hoje já existem muitos empreendedores digitais que tem negócios sustentáveis na internet, e muitos fizeram isso por meio de:

  • Criar um produtor físico que chama a atenção do seu público alvo, assim as vendas vão acontecer naturalmente.
  • A outra forma é comprar produtos direto de fabricantes nacionais ou internacionais e vendendo nacionalmente.

A ideia de criar e comercializar seu próprio produto físico é interessante e pode te levar a um nível bem alto de sucesso, no entanto tem custos e riscos bem mais altos.

Ao contrário disso, se você encontrar bons produtos que tenham um preço razoável, você pode vendê-los em sua loja virtual. Fazendo isso você terá um negócio muito lucrativo.

Como funcionará a sua loja virtual?

Esteja vendendo os produtos que você criou ou revendendo outros, existem alguns pontos que você precisa considerar. Como por exemplo, os custos iniciais, compra e armazenamento de estoque. Então, mesmo que no início você não tenha que pagar aluguel de um local para estoque, cogite a ideia de no futuro aumentar sua estrutura.

Mas hoje existe uma maneira popular de ter uma loja online, são os drop shipping.

Nessa modalidade você faz parceria com fabricantes e não tem que se preocupar em ter estoque. Você faz a venda e eles entregam, por isso, se você optar por essa modalidade, você simplesmente faz sua loja virtual, cadastre os produtos e trabalhe para atrair clientes.

Sempre que você realizar uma venda, o produto será enviado pelo fabricante parceiro.

Mas também existem outras formas de criar a sua loja virtual, mas alguns passos que vamos falar serão úteis para as duas modalidades.

Para iniciar sua loja virtual comece escolhendo um nicho e fazendo um planejamento

O mercado de lojas virtuais é hiper diverso. Mas até mesmo, as maiores empresas desse setor, como a Amazon, começaram com foco em determinado nicho. Então, definir um nicho de mercado é realmente importante.

Depois de definir seu nicho você precisa fazer uma pesquisa de mercado para assim, começar a fazer um planejamento. Veja alguns pontos:

  1. Encontre lacunas no negócio de seus concorrentes: É importante saber quem são seus principais concorrentes e depois disso, veja o que eles estão fazendo, o que funciona e aquilo que não funciona.

Tendo essas informações você deve estudar uma maneira de fazer melhor.

  1. Análise quem é seu público alvo: as melhores ideias de produtos a serem vendidos em sua loja virtual, vão aparecer quando você conhecer seu público alvo. Por isso, busque saber os dados demográficos e também psicográficos deles.

Depois vem o próximo passo.

Selecione seu nome de domínio

Assim como toda empresa precisa de um nome, sua loja virtual também precisa de um nome de domínio. Portanto, o nome de domínio deve ser exclusivo e deve remeter ao nome de sua loja.

Veja essas dicas:

 

  • Tente escolher um domínio único, ou seja, evite escolher um nome nome similar ao de outras lojas, pois isso parece que você está tentando copiar;
  • Não use palavras ou termos desconhecidos ou estranhos demais;
  • Evite usar hífens;
  • Escolha um nome curto, pois isso facilita na hora de divulgar e gravar.

Construtor de Loja Virtual

Hoje existem diversos construtores de sites, por isso para fazer a melhor escolha para o seu negócio, faça uma lista do que você precisa e então analise cada um dos construtores.

Sempre veja se:

  • A plataforma tem potencial para crescer seu negócio?
  • Essa estrutura suportará uma grande quantidade grande de acesso?

Se ela for fraca nesses pontos, provavelmente seu negócio ficará limitado.

Outro ponto importante é ver se a estrutura é otimizada para celular, pois hoje a maioria dos acessos são feitos por celulares. Inclusive isso influencia em seu posicionamento no Google.

Alguns construtores de loja virtual

  • Shopify é uma plataforma muito usada e com alta competitividade de recursos.
  • Bigcommerce – é uma plataforma que possui uma variedade de recursos, como processamento de pagamentos integrado e a hospedagem é muito segura.
  • WooCommerce – essa plataforma é desenvolvida como um plugin wordpress. Quem opta por usar o WooCommerce deve escolher um serviço externo de hospedagem e também de segurança.
  • Magento – assim como o WooCommerce o magento é uma plataforma de código aberto. Totalmente personalizável, mas precisa de mais manutenção técnica.

Essas são algumas plataformas de e-commerce, portanto analise cada uma delas e veja qual o que mais se adequa ao seu negócio.

Adicione produtos em sua loja virtual

Sua loja deve ser agradável e fácil de navegar, por isso configure a página de categorias de produtos e todas que forem necessárias. Uma boa descrição e uma ótima imagem faz toda diferença.

Na descrição fale para quem é este produto e escreva as principais características do produto.

Quanto a imagem ela deve ser bem nítida e chamar atenção do usuário e o mais real possível.

Ainda será necessário fazer outras configurações, como envio e pagamento, mas a forma como será feito depende da plataforma que você escolher.

Divulgação

A tristeza de todos empreendedores digitais é ficar sem visitas em seu site. Então, para garantir muitos acessos, trabalhe na divulgação.

Para fazer isso você tem grandes aliados como:

Mídias sociais: escolha algumas mídias sociais e divulgue seus produtos e seja constante nas publicações.

Marketing de influenciadores: você pode demorar a ter resultado com a divulgação orgânica nas mídias sociais, uma vez que no início o público é menor. Mas se optar por parceria com influenciadores o crescimento pode ser bem mais rápido, pois normalmente eles já têm bastante seguidores.

Publicidade paga: tanto no Google como nas redes sociais é possível fazer anúncios pagos. Os resultados vêm bem mais rápido, por isso vale a pena.

Como a grande maioria dos negócios, iniciar uma loja virtual também é desafiador, por isso a importância de seguir cada etapa.

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