guest post Gustavo

Diferença entre carro elétrico e híbrido

O motor é o grande diferencial entre os dois modelos. Entenda mais sobre o assunto!

Os carros já foram considerados responsáveis pela poluição do meio ambiente, sobretudo por usarem um combustível à base de petróleo. Com isso, as marcas passaram a pensar em alternativas de energia limpa, para dar comodidade aos clientes sem prejudicar a natureza.

Assim surgiram os carros elétricos e híbridos, porém, a transição para os modelos aconteceu aos poucos. Entre as marcas que se preocupam com a questão, está a Toyota seminovos, com a ampliação do portfólio e o foco nos veículos mais modernos e eco-friendly.

Você sabe qual a diferença entre um carro elétrico e um híbrido? Entenda agora o funcionamento de ambos e tire suas dúvidas.

Como funciona o carro elétrico

O carro elétrico é um veículo movido 100% a energia elétrica. Não consome nenhum outro tipo de combustível, como a gasolina, por exemplo, e não emite gases poluentes.

Além disso, o motor também é mais simples, o que exige menos manutenção. A grande questão sobre o automóvel elétrico é a dificuldade de “abastecer”. Ele precisa ser recarregado em locais específicos e tomadas com adaptações.

Vantagens do carro elétrico

Quer saber quais são as principais vantagens do carro elétrico? Confira abaixo por que o modelo pode ser interessante.

  • Veículo sustentável, com zero emissão de poluentes;
  • Motor silencioso;
  • Sem gasto de combustível;
  • Menor custo de manutenção;
  • Redução da poluição sonora no trânsito;
  • Aceleração mais rápida.

Como funciona o carro híbrido

O carro híbrido é confundido com o carro elétrico, porém, o modelo é diferente. Conta com dois motores, um elétrico e outro a combustão — por isso o nome “híbrido”.

Há uma central que direciona quando é necessário usar o motor a combustão, o elétrico ou ambos. O resultado é um aumento da potência do carro. 

 

Existem três tipos de carros híbridos:

  • Híbrido-paralelo: o motor elétrico atua como auxiliar do motor a combustão;
  • Híbrido-série: o motor a combustão recarrega as baterias do automóvel e esta alimenta o motor elétrico; 
  • Híbrido-misto: os dois motores são responsáveis pela movimentação do veículo. Na cidade, o elétrico assume a função, enquanto na estrada o motor a combustão garante melhor desempenho.

Vantagens do carro híbrido

É vantajoso apostar em um carro híbrido? Veja quais são os benefícios de optar pelo modelo.

  • Baixo consumo em comparação a um carro tradicional;
  • Aumento da potência e da performance do veículo;
  • Manutenção semelhante à de um carro comum;
  • Menor emissão de poluentes em comparação com o carro comum.

Onde está a diferença dos dois?

Afinal, onde está a diferença entre o carro elétrico e o carro híbrido? Basicamente, no motor. A versão elétrica conta com apenas um, movido a energia elétrica, já os híbridos têm dois motores, um a combustão (com uso de combustível fóssil, como a gasolina) e outro elétrico.

A carga, ou forma de abastecer, também pode ser citada como diferente em cada modelo. O carro elétrico precisa de um ponto de eletricidade e pode levar de 6  a 12 horas para completar sua carga, o que diminui seu tempo de uso. 

Por outro lado, no veículo híbrido, o motor elétrico é recarregado com as próprias funções dele. Em alguns casos, a bateria é recarregada pelo combustível (gasolina) e ela recarrega o motor elétrico. Em outros, o sistema de frenagem e descidas consegue repor as energias do segundo motor.

No Brasil, ainda não existem tantos incentivos para o carro elétrico e é difícil encontrar pontos de recarga. Tanto que, no caso das versões híbridas, são vendidas apenas aquelas que fazem a carga com ajuda do motor a combustão. 

Fora do país são encontrados carros híbridos com opção de recarga (do motor elétrico) na tomada ou em pontos de energia elétrica, assim como os destinados aos veículos 100% elétricos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.