Uncategorized Mônica Candido

É desse jeito que você coleta mais feedbacks online 

A jornada do cliente, ou o caminho que alguém percorre para fazer uma compra, quase sempre começa online. Há uma boa chance de que, muito antes de alguém comprar um produto ou serviço de você, sua empresa tenha sido verificada no Google ou em um site de comparação. Razão suficiente para investir na obtenção de avaliações de clientes online mais positivas. 

O que significa uma revisão?

Na verdade, você deve ver uma avaliação como uma avaliação de cliente online. É a forma digital do tradicional boca a boca.

Experiência com seu produto ou serviço

Dê aos usuários a oportunidade de descrever e compartilhar suas experiências com seu produto, serviço ou empresa em geral em sua rede.

Respostas como essa geralmente são expressas de várias maneiras na Internet, desde depoimentos oficiais no site da sua empresa até postagens nas mídias sociais. 

Efeito positivo ou negativo

Uma avaliação do cliente pode ter um impacto positivo e negativo em sua reputação. Como empreendedor, você tem pouca ou nenhuma influência sobre o conteúdo de uma avaliação. 

Pense em um cliente satisfeito que comprou um novo modelo de tênis femininos em sua loja  anteontem e agora o informa com uma avaliação favorável.

Ou alguém que está esperando há duas semanas pela entrega de um pedido online e expressa sua insatisfação com o serviço de sua loja online em um tweet irritado ou resposta ao Google.

Orientar on-line

A percepção de que a orientação online desempenhou um papel cada vez mais importante na jornada do cliente nas últimas décadas garantiu que as empresas se concentram cada vez mais em coletar o maior número possível de avaliações positivas.

Afinal, criar um relacionamento com o cliente é essencial e geralmente se traduz em mais conversões.

Revisão negativa

Uma avaliação negativa pode, por sua vez, contribuir para melhorar o serviço e, além disso, convida você a entrar em contato com o cliente insatisfeito.

Se a empresa resolver a reclamação existente de forma rápida e adequada, o relacionamento pode ser restabelecido e a chance de uma resposta positiva do cliente em questão é ainda maior. 

Perfil na Internet

Também é aconselhável que os empreendedores iniciantes façam um bom perfil do novo produto ou serviço na internet e coletem críticas positivas em um estágio inicial.

Porque quanto mais boas críticas, mais cedo alguém considerará a escolha de um produto de um fornecedor novo ou relativamente desconhecido. Você pode fazer isso da seguinte forma:

1. Aumente o engajamento  

Se você deseja lançar um novo produto no mercado, pode ser valioso envolver ativamente os clientes na fase de desenvolvimento.

 

Período de teste

De qualquer forma, muitos clientes gostam quando podem experimentar algo temporariamente primeiro e manter o produto após o período de teste (e se estiverem satisfeitos). 

O feedback deste primeiro grupo de clientes também lhe dá a oportunidade – mesmo antes do lançamento real – de fazer ajustes importantes a tempo, para que o produto final atenda melhor às necessidades do seu grupo-alvo.

Você pode usar imediatamente quaisquer reações positivas como análises de produtos em seu site.

2. Envie um e-mail ao cliente

Positivo ou negativo: o cliente sempre tem uma opinião sobre seu produto ou serviço. Mas a maioria só dará essa resposta quando questionada sobre isso.

Cliente satisfeito

Seja proativo nisso e pergunte aos clientes o quanto estão satisfeitos com seu serviço e com a qualidade do produto adquirido. 

Uma maneira de fazer isso é enviar um e-mail para o cliente e perguntar sobre sua satisfação.

Para organizações on-line, como uma loja virtual de roupas, é bastante padrão garantir um momento de contato de conexão com o cliente dessa maneira.

3. Publique depoimentos em seu próprio site

Especialmente na fase em que sua base de clientes ainda não é tão grande, colocar avaliações positivas no site da empresa pode convencer novos visitantes. 

Ferramentas

Você pode fazer isso manualmente ou – dependendo do sistema de gerenciamento de conteúdo com o qual você trabalha – usar várias ferramentas para isso. Se necessário, consulte o construtor de sites sobre as possibilidades em seu site. 

Em geral, você precisa tornar o mais fácil possível para o usuário avaliar o produto (ou serviço). 

Por exemplo, as lojas online podem colocar um botão ‘dar feedback’ ao lado de cada produto e, assim, aumentar a chance de avaliações concretas do produto.

4. Crie perfis em sites de avaliações gerais

Dependendo do tipo de empresa e do setor em que você trabalha, também pode ajudar a criar perfis em sites de avaliações gerais.

Dessa forma, você pode aumentar significativamente sua visibilidade por meio de vários canais.

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