guest post Gustavo

Mitos e verdades sobre o que pode ou não fazer depois de tomar vacina

Esclarecemos seis dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19 e garantimos: temos uma boa notícia para você

O surgimento da Covid-19, em 2019, e a pandemia que vem se arrastando pelo mundo desde então fizeram com que a população mundial fosse tomada pelo medo e pelas dúvidas sobre o vírus.

A disponibilização da vacina em 2021 pode até ter aliviado um pouco do temor, mas não impediu que novas dúvidas surgissem: “pode beber após se vacinar?”  e “pode comprar remédios para tomar depois de ter se vacinado?” são apenas algumas das questões que os imunizados se perguntam desde a primeira dose.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e desmistificar os mitos sobre ele, vamos responder às principais questões sobre o que pode ou não ser feito depois de tomar a vacina. E, já adiantamos a resposta mais esperada por boa parte da população: sim, você pode beber após tomar a vacina contra a Covid-19!

Pode beber depois de tomar a vacina?

Sim! Não existem restrições de ingestão de bebida alcoólica após a vacinação. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), é permitido consumir álcool antes e depois da imunização, pois ele não interfere na resposta da vacina e não aumenta o risco de efeitos colaterais da vacinação.

Porém, é preciso ficar atento, pois o consumo excessivo de álcool enfraquece o sistema imunológico, deixando o corpo mais suscetível a infecções e doenças no geral, não apenas a Covid-19.

Pode tomar analgésicos após ter se vacinado?

Depende da vacina. O Instituto Butantan afirma que quem tomou a CoronaVac pode utilizar analgésicos como dipirona e paracetamol após a vacinação. Antibióticos, antivirais e medicamentos de uso contínuo também podem ser utilizados, já que eles não interferem na resposta à vacinação.

Porém, é necessário evitar anti-inflamatórios e corticosteróides caso não haja recomendação médica.

Já quem tomou a vacina AstraZeneca  também pode utilizar dipirona e paracetamol, mas deve evitar anti-inflamatórios. Já a Janssen e a Pfizer não disponibilizaram informações sobre quais remédios podem ser usados e quais devem ser evitados após a vacina da Covid-19.

 

Por isso, é recomendado sempre consultar um profissional da saúde antes de tomar remédios, mesmo aqueles com os quais já estamos acostumados.

É permitido fumar depois de tomar a vacina da Covid-19?

Não existe restrição contra fumar após a vacinação contra a Covid-19. Porém, um estudo publicado em 2021 no Japão sugeriu que fumantes podem ter uma resposta imune mais baixa à vacina, ou seja, quem é fumante e se vacina não produz tantos anticorpos contra a Covid quanto os vacinados não-fumantes.

É normal sentir dores depois da vacina?

Sim! Toda vacina pode ter efeitos colaterais, e a vacina da Covid-19 não é diferente. Entre as reações citadas estão a dor de cabeça, febre, enjoo, fadiga e calafrios. Também foram relatados dor no local da injeção, sensação de calor, coceira e inchaço.

Porém, caso as reações estejam incomodando quem foi vacinado ou sejam persistentes, é preciso consultar um profissional da saúde.

Pode fazer sexo após tomar a vacina?

Sim! Nada te impede de ter relações sexuais após se vacinar contra a Covid-19. 

É verdade que a vacina pode causar disfunção erétil?

Não. A vacina contra a Covid-19 não pode causar disfunção erétil. Por outro lado, se existe o medo de se ter problemas de ereção, o melhor a fazer é tomar a vacina para evitar se infectar com o vírus.

Um estudo da Universidade de Miami concluiu que a Covid-19 pode ter efeitos graves no sistema reprodutor masculino, diminuindo a contagem de espermatozoides e causando disfunção erétil grave em alguns casos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.