SEO Mônica Candido

Veja 5 dicas para otimizar seus anúncios no Google Ads

Em 2018 mais de 60.000 negócios anunciavam no Google Ads, a plataforma de anúncios do motor de busca mais usado no mundo. Aliás, vale a pena dizer que com o Google Ads é possível anunciar não só nas buscas, mas também no Youtube.

O impacto em 2021 deve ser ainda maior, já que três anos depois e com a pandemia, os anunciantes estão migrando cada vez mais suas verbas para o digital.

Um ponto interessante é que em 2018, o Google gerou mais de R$41 bilhões aos brasileiros, quando somamos todas as suas ferramentas, incluindo o Adsense, usado por criadores de conteúdo de sites e canais do Youtube.

Quem tem um negócio é quase uma obrigação anunciar no Google, mas muitas vezes acaba que os pequenos anunciantes perdem dinheiro, já que não estão tendo retorno com o investimento em Marketing. 

Pensando nisso, preparamos esse artigo com 5 dicas para os anunciantes de uma das principais plataformas de anúncios do mundo. 

Confira o que você vai ver nesse conteúdo:

1- Tenha em mente quem é o seu público-alvo

2- Faça modificações que aumenta o CTR

3- Escale o que está dando certo

4- Altere o dia e horário das campanhas

5- Segmente por localização geográfica

6- Invista na identidade visual

7- É mais fácil vender para quem já te conhece

1- Tenha em mente quem é o seu público-alvo

Um grande erro dos empreendedores que investem em marketing digital é anunciar para um público que não está interessado no seu conteúdo. 

A dica aqui é para que você tente imaginar o que seu potencial cliente faz no dia a dia, desde do site de notícias que ele acessa até o influenciador que ele gosta.

O conceito pode ir até além, pois ao invés de identificar quem é seu público alvo, o ideal mesmo seria identificar quem são as suas buyer personas. 

Geralmente o público-alvo é algo mais genérico, mas quando você identifica quem é sua buyer persona, as campanhas no Google Ads tendem a performar de uma forma muito melhor. Afinal, você conhecerá todas as dores da sua persona e o que ela precisa.

2- Faça modificações que podem aumentar o CTR

Caso você não saiba o que é CTR, é um indicador muito importante no digital que mostra a relação entre o número de cliques e o número de visualizações daquele anúncio. 

Se tem uma coisa que podemos ter certeza do marketing digital, é que tudo se baseia em testes.

Pode ser uma mudança simples de cor ou tamanho do texto que vai fazer com que as pessoas cliquem mais, e consequentemente comprem de você.

 

3- Escale o que está dando certo

Como já foi falado aqui nesse artigo, marketing digital é teste e o que está dando certo, precisa ter escalada, ou seja, os investimentos devem ser aumentados para buscar ainda melhores resultados.

Mesmo que escalar seja uma boa estratégia, deve ser feita com cuidado. Afinal, se aumentar muito o orçamento da campanha e não colocar um limite de CPC, você pode acabar gastando todo o budget da campanha.

Por esse motivo, investir em cursos de google ads como o gpa dominio estrategico pode ser essencial para entender ainda mais como funcionam essas métricas.

De qualquer forma, para saber o que está dando certo é preciso fazer uma análise mais profunda. Também é importante observar várias métricas como o CTR, a conversão, CPC (Custo por clique) e CPA (Custo por aquisição de cliente).

4- Altere o dia e horário das campanhas

Pode parecer meio estranho, mas faz sentido. E essa dica aqui é bem relacionada a dica número dois, já que você vai precisar estudar o seu público e testar até ver o melhor horário que eles podem estar dispostos a fazer uma compra.

Na prática, se você tem um restaurante, por exemplo, onde os melhores dias são na sexta e domingo, reduza a verba em dias como segunda e terça, focando nos períodos que mais dão resultado.

5-  Segmente por localização geográfica

De vez em quando, ao rolar o feed das redes sociais e fazendo uma pesquisa no Google, é possível encontrar anúncios de lugares onde nem dá para ser cliente. 

A nossa dica aqui é que você anuncie para onde é possível vender, e seguindo a lógica da nossa dica de número dois, estude o seu público-alvo e veja aonde o seu potencial cliente mora, podendo ir até mais longe e tentar identificar o bairro, criando anúncios ainda mais segmentados.

6- Invista na identidade visual

Ter uma boa identidade visual impacta não só em ter anúncios mais relevantes, mas também no que o seu cliente enxerga da sua empresa. 

O investimento em marca, sem dúvidas, é um dos com maiores retornos para as empresas e uma boa forma de se diferenciar no mercado e poder sair da guerra de preço, cobrando mais caro.

7- ´É mais fácil vender para quem já te conhece

Muito provavelmente, você já acessou algum site de uma empresa e encontrou um anúncio dela nas redes sociais. Esse tipo de anúncio se chama remarketing, que é mostrar um anúncio para quem já te conhece e acessou o seu site.

E a conversão com esses anúncios é maior do que campanhas para públicos frios (pessoas que não conhecem seu negócio) e é por esse motivo que recomendamos você investir nessa modalidade de anúncios.

Como estamos falando de Google Ads, no caso você pode fazer campanhas de remarketing em banners nos sites e vídeos nos canais do youtube.

E aí, curtiu o conteúdo? Quais destas dicas você achou mais útil no momento?

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