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Datas sazonais: como aproveitá-las em uma campanha

As campanhas de marketing exigem o planejamento assertivo, alinhado com o escopo e objetivos a serem atingidos. As datas sazonais devem agregar durante a criação destes planejamentos.

Compreende-se por datas sazonais, períodos em que há maior demanda de serviço ou produtos. Esse fator pode ser definido por características endógenas e exógenas do próprio mercado.

Isto é, datas sazonais podem acontecer como uma reação às relações de oferta e demanda do mercado ou então acontecem pela conformidade com datas comemorativas da cultura local de um país e povo.

De todo modo, a sazonalidade permite que aconteça uma explosão de vendas de produtos específicos, por exemplo, desde que as campanhas de marketing corroboram para que isso ocorra.

É verdade que casamentos exigem um longo planejamento por parte dos noivos, que se estende desde a vestimenta, comidas e decoração até mesmo com a contratação de pequenos serviços como envelope personalizado para convite.

E semelhante com a dimensão do planejamento envolvido para que uma cerimônia de casamento ocorra com sucesso, o mesmo detalhamento deve ser aplicado em campanhas de marketing.

Considerando os pequenos detalhes e particularidades, uma campanha de marketing deve prever supostos desencontros e ter medidas de contenção para apresentar de prontidão soluções assertivas.

O que seria a demanda sazonal?

Levando em consideração as oscilações de mercado e seus efeitos para a relação de oferta e demanda, é possível identificar que a demanda sazonal refere-se aos impactos de questões endógenas e exógenas do mercado sobre o poder de compra.

Para avaliar a demanda sazonal aspectos como datas comemorativas, melhores taxas de juros e liberação de crédito são fatores que determinam a demanda disponível e sua força sobre a oferta.  

Durante a quarentena exigida devido aos avanços da COVID-19, fornecedores de produtos como pulseiras personalizadas para eventos sentiram como a demanda reflete diretamente no contexto da sazonalidade.

A demanda sazonal pode ser compreendida como a necessidade da contratação de bens ou serviços que ocorra de forma esporádica, não identificando nesse contexto uma demanda fixa, mas sim variável.

Como resposta a essa demanda, o marketing deve estar alinhado para construir seu planejamento de campanhas em conformidade com a agenda de sazonalidade. 

Campanhas sazonais de marketing

O conceito de marketing pode ser compreendido como ações de publicidade que viabilizem o anúncio de produtos e serviços com o objetivo de conversão de vendas.

As campanhas sazonais de marketing, por sua vez, têm a responsabilidade de alavancar os anúncios com o intuito de captar clientes em potencial e converter vendas, utilizando ao máximo o período de sazonalidade.

Tais campanhas devem ser personalizadas, de modo que os consumidores entendam o direcionamento ao período em que se referem, uma empresa de portaria costuma fazer parcerias com empresas locais durante datas comemorativas.

Para aproveitar a celebração do dia das mulheres, a empresa decidiu fechar parceria com uma consultoria de arquitetura para tornar mais simples a captação de novos clientes em potencial de maneira conjunta, agregando vantagens para ambas as partes.

Melhorando a experiência de seus clientes e conferindo mais visibilidade para a campanha, as partes decidiram investir na confecção de painel fotográfico sob medida na entrada do condomínio.

Esse painel fotográfico contava com fotos homenageando as mulheres das empresas e mensagens especiais sobre as mesmas. Certamente a campanha foi bem vista pelo público do condomínio.

Para a promoção de sua marca então as empresas pediram o apoio de uma gráfica local para a impressão de panfletos informativos acerca dos serviços prestados pelos respectivos patrocinadores da campanha.

No final da sazonalidade da campanha, a consultoria em arquitetura notou que houve o aumento da busca de orçamentos para projetos de cozinha, incluindo pedidos de cortina para cozinha sob medida

Não é requerido amplo conhecimento em ciclos de vendas e jornadas de cliente para compreender a origem desses clientes em potencial.

 Dada a característica das mulheres em assumirem majoritariamente a rotina do trabalho em casa, é possível presumir que a preocupação com investimentos feitos para esse cômodo certamente se originou por mulheres que aprovaram a campanha.

Assim, pode-se considerar que a sazonalidade permite a criação de estratégias para melhor atingir públicos, podendo enriquecê-la de modo que atraia determinados nichos, classes sociais, gêneros e idades.

Por isso, é importante que as campanhas de marketing tenham um bom planejamento para que a sazonalidade gere taxas de conversões e aconteça a fidelização de clientes.

Definindo estratégias

As estratégias podem ser definidas como os mecanismos que possibilitem o cumprimento de uma meta ou objetivo. 

Contar com estratégias bem alinhadas reflete em muitos aspectos, como orçamento e produtividade.

Para definir estratégias alguns pontos devem ser considerados, como:

  • Conhecer o público-alvo
  • Definir o cliente ideal;
  • Ter clareza das formas e canais de comunicação;
  • Estruturar processos;
  • Ter um ciclo de vendas.

Considerando estes tópicos a sua campanha será capaz de atender às expectativas.

  1. Conhecer o público-alvo

O conceito remete ao alvo esperado a ser atingido durante uma campanha, isto é, o direcionamento da campanha efetivamente será feito seguindo as preferências desse público e baseando em seu comportamento.

 

Pode-se entender o público-alvo como clientes em potencial.

Em um e-commerce foi feita uma campanha do dia do consumidor, abarcando não só a personalização do site e envios de e-mails, como também a concessão de descontos para os potenciais clientes.

Aproveitando esse cenário, o time comercial identificou que essa seria uma oportunidade de alavancar as vendas de copiadora canon ir adv 6265, produto que não possui uma ampla facilidade de vendas ao longo do ano.

Portanto, para usar a sazonalidade, o time comercial criou estratégias para melhor atrair o público-alvo. 

Sabendo que este é um produto específico foi feito o levantamento de público por meio de um estudo de mercado e foi definido para quem seriam destinados os anúncios.

  1. Definir o cliente ideal

O cliente ideal é aquele em que toda equipe comercial pensa quando questionado qual o melhor cenário para se trabalhar.

Sendo assim, para considerar quem é o cliente ideal devem ser observados os aspectos indispensáveis para a realização da jornada do cliente e como podem ser agregados benefícios para o enriquecimento do ciclo de vendas.

Fatores como região, classe social, orçamento, idade, gênero e tempo de decisão de compra são determinantes que devem ser analisados não só na qualificação de potenciais clientes mas também na determinação das estratégias e ferramentas.

Uma pequena gráfica local identificou a necessidade de investir em medidas para alavancar suas taxas de conversão em vendas. 

Feito isso, um levantamento simples de seu cliente ideal foi feito para facilitar o processo de qualificação e estratégias.

Depois de localizado seu nicho alvo, o cliente ideal foi definido tendo como base quais são os negócios que efetivamente surtem mais resultados. 

Com a identificação do nicho e potenciais clientes, a gráfica pôde então criar mecanismos para construir a comunicação com seu público e apresentar seus produtos e serviços como envelope papel kraft personalizado como soluções assertivas.

Certamente que para a etapa de prospecção a gráfica precisou conhecer os meios de comunicação e a linguagem adequada a fim de gerar sinergia com os clientes em potencial.

  1. Ter clareza das formas e canais de comunicação

Os meios de comunicação são ferramentas primordiais para trilhar o caminho e obter uma jornada do cliente de sucesso, sendo a comunicação a peça fundamental para que verdadeiramente ocorra o relacionamento entre diferentes partes.

A comunicação deve ser entendida como uma relação entre a troca de duas ou mais partes, sendo constituída como relação bilateral ou plurilateral. Dentro da pauta, é importante garantir que receptor e transmissor estejam alinhados.

Cabe ao transmissor garantir que sua mensagem esteja sendo transmitida de maneira clara e acessível, para o receptor cabe a função de estar disponível a ouvir a mensagem e ter transparência para indicar o não entendimento da comunicação se caso houver.

Prestadores de serviços específicos, como empresas de construção, devem ter a preocupação em adaptar sua linguagem para assegurar que os clientes compreendam os escopos e definições de projetos.

Em meio a um projeto de instalação de divisória de gesso vazado o prestador explicou detalhadamente para seu cliente as etapas do projeto e os cuidados necessários após a instalação visando valorizar a vida útil do trabalho em gesso.

O cliente indicou que possuía conhecimento nulo no tema e pediu que a explicação pudesse ser o mais simplificada possível. 

A fim de atender as expectativas do cliente, o prestador adapta sua linguagem providenciando a boa comunicação.

Além de adequar a linguagem é preciso conhecer os canais de comunicação mais utilizados pelo público.

Todavia, com os avanços tecnológicos pode-se presumir que em suma os canais de comunicação são e-mail e redes sociais.

  1. Estruturar processos

A estruturação de processos permite maior dinamismo ao longo de etapas que envolvam áreas distintas ou muitas pessoas.

 A estruturação de processos garante não só que as estratégias sejam aplicadas corretamente, mas inclui que entregas de qualidade aconteçam. Esse é o caminho para quem deseja encantar clientes.

  1. Ter um ciclo de vendas

O ciclo de vendas nada mais é do que a padronização dos procedimentos comerciais de um negócio, por meio deste se pode ter previsões com a maior clareza em processos de compra. 

A padronização do ciclo de vendas é possível com o alinhamento de processos e definição de estratégias, podendo ser estabelecido conforme o andamento de projetos e campanhas.

Considerações finais

Contudo, pode-se concluir que as campanhas feitas em datas sazonais devem ser planejadas, bem direcionadas, possuir a definição de estratégias e ainda ser padronizadas para que os objetivos sejam atingidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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