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Entenda a importância do webwriting para a prática de SEO

Criação e distribuição de conteúdos podem ser feitos com mais qualidade e de forma mais eficiente

 

Webwriting é um conjunto de técnicas específicas para a criação de conteúdos em blogs, redes sociais, lojas virtuais, portais de notícias e materiais ricos, como e-books. No marketing digital, essas técnicas são fundamentais para facilitar a produção de conteúdos de qualidade e que atinjam os objetivos de determinada estratégia.

 

O SEO continua ganhando ainda mais espaço em empresas com negócios online e, com uma demanda cada vez maior, faz-se necessária a utilização de técnicas que permitam melhores resultados. Trouxemos alguns pontos em que o webwriting pode ser uma ótima maneira de produzir conteúdos para SEO, enriquecendo a estratégia do seu site, como você confere a partir daqui.

O que é webwriting? 

O webwriting surgiu em meados dos anos 1990, juntamente com a internet (na sua forma primitiva comparada ao que conhecemos hoje). Ele é muito utilizado por profissionais que trabalham com redes sociais e aplicativos, que precisam comunicar muitas coisas em poucas linhas.

 

De forma geral, o webwriting recomenda formas de estruturar e desenvolver linguagens de textos que funcionem adequadamente para os ambientes digitais, hoje acessados primordialmente pela internet. Atualmente, o webwriting embasa muitos conceitos de usabilidade e até mesmo funcionamento de inteligências artificiais.

 

Esse último aspecto está diretamente relacionado ao SEO para as buscas por voz, as quais crescem em quantidade conforme assistentes pessoais e dispositivos móveis ganham mais espaço no cotidiano das pessoas.

Técnicas do webwriting que ajudam em SEO

Quando falamos em SEO, estamos nos referindo a um conjunto vasto de boas práticas, que podem ser adaptadas conforme a necessidade de cada projeto. Nesse sentido, o SEO acaba sendo flexível. Por isso, as técnicas de webwriting podem direcionar caminhos mais assertivos na hora de produzir conteúdos otimizados para buscadores.

 

Escrita objetiva 

O próprio Google mudou completamente a forma com que exibe resultados para buscas de usuários ao longo do tempo. Se antes era necessário abrir um link para descobrir se ele serviria para o que você estava buscando, hoje a resposta aparece logo no topo da página. Muitas vezes o usuário nem precisa abrir o link para ter sua questão respondida.

 

Isso torna a escrita objetiva ainda mais necessária. Em um mundo cada vez mais veloz, as pessoas tendem a não chegar nem na metade de alguns conteúdos, especialmente se logo no início elas não conseguem descobrir sobre o que aquele texto se trata.

Pirâmide invertida

A pirâmide invertida é uma técnica muito utilizada pelo jornalismo, que tem como objetivo manter o leitor interessado no texto. Nesse tipo de estrutura, o conteúdo principal se encontra no topo, e vai afinando conforme o assunto se divide e se aproxima do seu desfecho.

 

Como dito anteriormente, são poucas as pessoas que leem textos extensos na internet, especialmente em dispositivos como smartphones. Nesse sentido, o webwriting pode ajudar a posicionar palavras-chave e links de relevância onde o leitor — e os buscadores — mais prestam atenção.

Linkagem interna

A internet é como um gigantesco livro sem fim, onde páginas surgem conforme o assunto desejado. Uma das técnicas de webwriting que permite que conteúdos sejam mais objetivos, e que o usuário tenha autonomia para navegar entre eles, é a linkagem interna.

Para o SEO, os links internos são essenciais, ajudando os mecanismos de busca a rastrearem da melhor forma as páginas de um site e direcionando esses links para resultados de buscas relevantes para cada pessoa.

A importância de bons conteúdos voltados para SEO

Com um ambiente digital cada vez mais concorrido, ter boas posições em resultados de buscas se torna uma tarefa não só almejada, mas essencial. Os buscadores priorizam atualmente a melhor experiência para o usuário, e isso inclui conteúdos relevantes para buscas, credibilidade e estrutura adequada para a internet.

Um bom conteúdo, atrelado a uma boa estratégia de palavras-chave, links e tags de SEO otimizadas, aumenta as chances de bons rankeamentos e respostas de conversão positivas.

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