guest post Henrique

O que significa as informações na lateral do pneu?

O que significa as informações na lateral do pneu? Saiba como interpretar as letras e números, para identificar quais as medidas corretas do pneu e do aro da roda de seu veículo!

Na hora de trocar os pneus do seu carro, você precisa ter certeza de escolher os mais adequados. Caso contrário, corre o risco de que os pneus novos não se encaixem bem no aro, encostem-se a outras partes do veículo ou que não sejam capazes de transmitir toda a potência do motor.
Na verdade, se os pneus não tiverem as medidas adequadas, o carro não passará na vistoria, além disso, poderá causar acidentes ou ser autuado.

O que significa as informações na lateral do pneu?

Na lateral do pneu você encontrará diferentes códigos impressos que indicam suas características e desempenho, mas também é possível encontrá-los no manual do veículo ou site do fabricante. O mais importante para saber exatamente o tamanho dos pneus que seu carro possui é encontrar um código semelhante a este: 225/55 R17 97 W.

Largura: O primeiro número, no exemplo 225, refere-se à largura do pneu e é expresso em milímetros. O normal é que varie entre 125 e 335 milímetros, mas você deve ter em mente que os pneus novos não podem exceder 30 milímetros em relação aos originais.

Altura: O segundo número refere-se à altura do pneu e é expresso em porcentagem, o que significa que a altura é 55% da largura total.

Raio: O “R” indica que o pneu é radial, o que significa que as camadas internas estão orientadas a partir de um ponto central. Os pneus de viés são compostos de diferentes camadas sobrepostas e cruzadas, mas hoje a maioria dos pneus é radial.

 

Diâmetro: O número após o “R” indica o diâmetro do aro interno do pneu e é expresso em polegadas. No exemplo são 17, mas o normal é que varia entre 10 e 23 polegadas. Você terá uma margem de +/- 3% em relação aos originais.

Índice de carga: Este número indica a carga máxima que o pneu pode suportar, no exemplo o número 97 indicaria uma carga máxima de 730 Kg. No entanto, existem tabelas de correspondência que permitem saber exatamente a carga máxima suportada.
Você também pode perguntar esse tipo de informação para um vendedor da loja de pneus em Goiânia.
Em qualquer caso, deve-se ter em mente que os pneus novos não devem ter um índice de carga inferior, devendo ser sempre igual ou superior aos originais.

Velocidade: A última letra indica a velocidade máxima na qual você pode dirigir com segurança com o veículo totalmente carregado e os pneus com a pressão de enchimento correta. Essas letras oscilam entre “A”, que é a mais baixa, e “Y”, que é a mais alta, embora haja uma exceção, “H”, que equivale a 210 km/h. No exemplo, o W seria equivalente a uma velocidade de 270 km/h. Ao escolher pneus novos, o código de velocidade deve ser igual ou superior, nunca inferior.

Como posso saber exatamente o tamanho do pneu do meu carro?

Se o seu carro ainda tiver os pneus originais, você pode verificar as dimensões deles na lateral. No entanto, os códigos dos pneus também estão localizados na porta do motorista. Se ambos os códigos estiverem desgastados e não parecerem corretos, você pode consultar o manual do seu carro.

Você também pode procurar o número de identificação do veículo, que pode estar na base do para-brisa do lado do motorista ou no bloco do motor. Há também a opção de verificar no manual do veículo ou site do fabricante.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.