guest post Gustavo

Quarto colorido: saiba como deixar o ambiente descontraído

Descubra como fazer um ambiente leve e colorido sem exagerar

O quarto é a parte mais pessoal da casa, onde as pessoas costumam colocar objetos pessoais, decorações mais personalizadas e, claro, cores. Para deixar o ambiente mais descontraído e colorido, mas sem ficar exagerado, é preciso pensar na decoração, como nas paredes, nos objetos e nas almofadas decorativas, por exemplo.

Para ter um ambiente harmonizado, bonito e descontraído, separamos algumas dicas que podem ser úteis na decoração do seu cômodo. Seja um quarto infantil ou um quarto para adolescentes ou adultos, é possível utilizar as cores e deixá-lo colorido e com muita personalidade.

Faça uma análise do ambiente

Antes de tudo, pense no cômodo em si. Veja como funciona a luz externa, se ele é mais iluminado ou mais escuro, se é grande ou pequeno e a disposição dos móveis.

Além disso, saiba o que você quer passar com o ambiente. Se for um quarto para relaxar ou dormir, cores mais claras são ótimas opções para deixar o ambiente mais tranquilo. 

Se o local fizer parte de um escritório, como um home office, por exemplo, pode e deve ser mais colorido, para elevar a criatividade.

Aprenda a harmonizar as cores

Saber harmonizar os tons do ambiente é fundamental para fazer uma decoração bonita. Quartos pequenos, por exemplo, não combinam muito com cores escuras, pois dá a sensação de um ambiente menor.

Por isso, é importante escolher as cores de forma pensada e, claro, que combinem com seus gostos e com sua personalidade. Além disso, vale pensar nas principais combinações de cores, nos tons da paleta.

Combinações monocromáticas

Geralmente são cores neutras e com nuances parecidas. Dão a sensação de um ambiente maior.

Cores complementares

São as que se somam à cor principal do quarto ou de qualquer ambiente. Elas ficam nos lados opostos dentro de um círculo cromático e trazem um efeito de contraste, deixando o ambiente mais chamativo. Uma combinação muito usada é o laranja e o azul, por exemplo.

 

Cores análogas

Essas cores são as que ficam lado a lado dentro de um círculo cromático. Para fazer a decoração do quarto usando as análogas, você deve escolher três opções e, de preferência, de tonalidades parecidas, ou tons frios ou quentes. 

Investindo em móveis com cor

A maioria dos móveis ainda são feitos de cores neutras, como branco, marrom, bege e cinza. Mas já existem no mercado uma grande opção de mobílias coloridas, que saem do básico.

Para deixar o tradicional, pense na paleta escolhida e invista em móveis seguindo as tonalidades. Que tal optar por um armário azul ou uma cômoda amarela, uma mesa rosa e quem sabe até uma cabeceira de cama dourada?

São vários os modelos para deixar o quarto com a sua personalidade, mas ao mesmo tempo elegante e divertido.

Itens decorativos para o toque especial

Assim como os móveis, os itens decorativos dão personalidade e ajudam a deixar o ambiente mais descontraído. 

E com eles, dá para usar e abusar das cores! Os objetos menores, por exemplo, podem ser chamativos e com cores contrastantes. Já os maiores, combinam mais se forem simples ou tiverem cores parecidas com a paleta. 

A dica para harmonizar bem os objetos é não exagerar na quantidade. Escolha detalhes e peças que sejam especiais para você. 

Opções de objetos para decorar o quarto com estilo e cores:

  • Vasos decorativos;
  • Jogo de almofadas;
  • Plantas;
  • Quadros;
  • Papel de parede; e
  • Itens de iluminação. 

Preste atenção na iluminação

Para finalizar, vale apostar em uma iluminação de qualidade. Colocar lâmpadas de cores corretas pode fazer o quarto ter ainda mais destaque e ficar mais vivo.

Usar luminárias e fazer jogos de luzes com cores, como, por exemplo, usando leds coloridas, podem deixar o ambiente ainda mais alegre e descontraído. 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.