guest post Gustavo

Vai viajar para Maresias? Veja algumas dicas do que fazer

Praia, cachoeiras, trilhas, muitas belezas naturais, bares, agito… tudo isso você encontra em Maresias, considerado por muitos um verdadeiro paraíso.

O fato é que um dos destinos mais procurados de São Paulo, tanto de quem procura descansar, quem quer agito ou viver emoções fortes… e é isso que mostraremos nesse artigo, dicas do que fazer em Maresias.

Distrito de São Sebastião, Maresias é uma estância balneária no litoral norte de São Paulo, repleta de atrações e opções de lazer, que vão de praias, cachoeiras, trilhas, passeios incríveis ao ar livre, atividades como rapel, voo de parapente e passeio de bike pela Mata Atlântica.

Antes de mostrar dicas do que fazer por lá, vale saber que, no caso de sua viagem ser apenas para curtir a Praia de Maresias, então, não precisa se preocupar com transporte, pois dá pra fazer tudo a pé, conhecer a região, que é bem pequena e, se puder se hospedar no centro de Maresias, melhor ainda. Porém, vale conhecer outras praias perto de Maresias, como a de Calhetas e de Paúba.

Se quiser agito, claro, então, a dica é viajar durante a alta temporada (verão), já se preparando para preços mais salgados e a necessidade de fazer reservas com antecedência, e sabendo que os meses de dezembro a março são os mais chuvosos. 

Por outro lado, quem quer economizar, mas sem deixar de aproveitar dias de sol e calor, a dica é programar sua viagem para o outono (até meados de maio) ou primavera (setembro, outubro e novembro). 

Agora, confira o que fazer em Maresias.

1. Praia de Maresias 

Com seus 4 km de extensão e mais de 20 entradas, quem encabeça as Dicas de Maresias é a praia mais famosa de todo o litoral norte de São Paulo, o coração da região. Super badalada, um dos melhores lugares para se surfar no Brasil, por lá tem sempre alguém se aventurando em esportes como slackline, futebol de areia e, claro, surf.

  •         Praça do Surf: uma das entradas mais movimentadas para a Praia de Maresias, oferece um playground para a garotada, escola de surf, feirinha de artesanato, pista de skate e acesso ao mirante da praia. Lá também tem um Centro de Informações Turísticas, sendo possível contratar alguns passeios pela região.  
  •         Canto da Barra: uma entrada para quem procura um mar mais calminho, com o rio Maresias desaguando bem próximo ao mar, geralmente, muito procurada por famílias.  
  •         Canto do Moreira: point dos surfistas, mas mesmo com todo o agito das ondas, é uma parte bem mais tranquila e preservada da Praia de Maresias. 

2. Grafite no Beco da Mulher Maravilha 

Localizado na entrada 8 da praia, o Beco faz parte do projeto chamado #colorindomaresias, é uma ótima opção de programa para quem curte arte e gosta de tirar muitas fotos, pois reúne obras de diversos grafiteiros.

3. Trilha do Oleoduto

Essa trilha, localizada na descida da serra antes de chegar em Maresias, leva a um mirante com uma vista maravilhosa da Praia de Maresias, por isso, é um dos cartões postais da cidade. 

4. Passeio de bicicleta pela Mata Atlântica 

O bike tour 360º é um passeio realizado pela Maresias Tour, perfeito para quem quer conhecer as ruas históricas de Maresias, terminando na piscina natural do Fosso do Caetano, onde poderá se refrescar no cristalino Rio Maresias. O passeio inclui o Rapel na Paúba e a Trilha dos Mirantes. 

5. Praia de Paúba, Trilha e Rapel 

Ideal para quem curte encarar uma trilha e subir em mirantes, é mais tranquila e uma das mais preservadas da região. 

 

6. Praia de Santiago 

Bem pequena, de águas claras e calmas, é perfeita para quem quer fugir do agito de Maresias. 

7. Praia de Calhetas, Cachoeira de Calhetas e Rapel 

Praticamente deserta, de visual incrível, cercada pela vegetação da Mata Atlântica, possui áreas que formam piscinas naturais, sendo também perfeita para o mergulho. 

Ao lado da praia fica a Cachoeira de Calhetas, onde rola o rapel de Calhetas, com 95 metros de altura, em meio à natureza da Mata Atlântica.

Outras praias:

  •         Praias do Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande 
  •         Praias de Camburi e Camburizinho 
  •         Praia da Jureia 
  •         Praia da Baleia
  •         Praia Barra do Sahy
  •         Praia Preta
  •         Praia de Juquehy
  •         Praia Barra do Una

8. Voo de Parapente 

Quem quer emoções fortes, a dica é encarar o voo de parapente, que é duplo, ou seja, você vai estar o tempo todo com um profissional experiente, e é feito a partir da Praia de Boiçucanga. 

9. Circuito de Tirolesas Jequitibás 

Outra dica para quem quer diversão, é apostar no circuito de tirolesas, dentro do Sítio Jequitibás, no caminho para a Praia Brava, em Boiçucanga. São duas tirolesas, uma de 70 metros e outra de 120, além de um rapel de 30 metros de altura. 

10. Badalação em Maresias 

E quem não dispensa uma badalação, as dicas são:

Sirena: uma das maiores casas noturnas de música eletrônica de todo o Brasil

Parador Maresias: um beach club com festas diurnas, sinônimo de um visual incrível da praia ao redor e do pôr-do-sol no final da tarde. 

Santo Gole Maresias Bar: funciona como bar e balada, realizando diversos eventos de música ao vivo e DJs. 

E é isso, opções não faltam, também tem os festivais e eventos de Maresias (Festival de Verão, Slackline Festival, Festival de Inverno, Campeonato Brasileiro de Surf Ultramaratona e Festival da Primavera)

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.