guest post Gustavo

Como escolher a autoescola para aprender a dirigir?

Você precisa aprender a dirigir e obter a Carteira Nacional de Habilitação? Veja algumas dicas básicas antes de escolher uma autoescola!

Obter a habilitação para poder conduzir veículos é um processo que exige disciplina e organização, tanto para acompanhar as aulas, realizar as provas e para fornecer toda a documentação necessária.

Contar com uma boa autoescola, composta por profissionais qualificados e que conhecem bem cada uma das etapas para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é essencial.

Escolher um bom serviço para motoristas requer alguns critérios. Veja algumas dicas a seguir a fim de decidir o melhor lugar para obter a sua licença e para aprender a dirigir!

Credenciamento e índice de aprovação

O primeiro cuidado a tomar é fazer uma pesquisa sobre a autoescola na qual você pensa em se matricular com o intuito de verificar se ela está credenciada no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da sua região.

Além de realizar uma pesquisa, pergunte aos atendentes da autoescola sobre o credenciamento no Detran — isso é obrigatório para qualquer autoescola em território nacional e deve estar em local de fácil acesso a qualquer pessoa que visite uma autoescola. 

É preciso checar a data de validade do documento — se não conseguir obter essa informação, confira se a autoescola aparece na lista de parceiros credenciados por esse órgão de trânsito.

Outro fator importante é buscar o índice de aprovação da autoescola. Já que se trata de um bom investimento monetário (que pode ser superior a 2 mil reais, dependendo do estado em que a habilitação é obtida), é preciso levantar quais são os pontos fortes e fracos de cada autoescola (comprometimento de funcionários e tutores, qualidade das aulas, disponibilidade de informações). 

Se a instituição tiver um índice de aprovação baixo, é melhor repensar a escolha. Esse índice pode ser obtido no site do Detran do seu estado. É bom pesquisar os resultados dos últimos meses e comparar os de diferentes autoescolas.

 

Didática dos professores

Para aprender a dirigir, é preciso que haja a atuação de profissionais qualificados e didáticos, e o curso teórico é muito importante em relação à preparação do futuro condutor. Por isso, é importante verificar a qualificação dos professores que darão essas aulas.

Que tal verificar como são as aulas (presencial, híbrido, virtual), os materiais utilizados e o nível de experiência e de qualificação dos professores? Uma dica simples e eficiente é pedir para assistir a alguma aula teórica do curso antes de se matricular para ver como ele funciona e para ver se você gosta da didática dos professores. 

É uma  exigência do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que todo examinador e instrutor realize um exame obrigatório de avaliação a fim de que possa exercer a sua profissão.

Atendimento

Outro ponto essencial a ser analisado é a qualidade do atendimento fornecido por outros profissionais da autoescola (não só os tutores). Quem deseja aprender a dirigir precisa entender um pouco das exigências do Detran e como funciona cada uma das etapas.

Se você recebe um atendimento ruim, a sua compreensão sobre todo esse processo será prejudicada, o que pode ser refletido no seu desempenho nas provas (teórica e prática).

Agendamento dos exames

Uma reclamação recorrente de quem quer aprender a dirigir é: o tempo que a autoescola leva para agendar exames práticos e teóricos. Esse agendamento ocorre quando as aulas teóricas terminam.

Muitas autoescolas demoram um tempo (de algumas semanas) para realizar esse agendamento. Muitos alunos não gostam disso, pois essa demora pode quebrar o ritmo de aprendizado. 

Melhor é que a autoescola agende imediatamente as provas e que verifique, com o Detran, a possibilidade de agilizar esse agendamento. Fique atento a todos esses fatores antes de escolher uma autoescola e aproveite para tirar todas as dúvidas!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.