mobile Mônica Candido

Como fazer portabilidade do número de celular? – Confira detalhes!

Como fazer portabilidade do número de celular? Como podemos levar um número de celular que já é muito conhecido de uma operadora ruim para outra melhor e nova? É possível ainda fazer portabilidade  do número de celular ou essa é apenas uma ideia que ficou no passado? Como isso funciona na realidade?

Algo muito comum no início dos anos 2000, com a chegada das operadoras de telefonia móvel privada, mas que foi perdendo espaço com o tempo, foi a portabilidade de número de celular. Era algo muito comum, até porque as empresas ofereciam bônus a mais para quem saísse de uma operadora e fosse para a outra, saindo da TIM para um telefone da Claro, por exemplo.

Com o tempo, esse tipo de estratégia perdeu um pouco de espaço, dando lugar a melhores planos, melhores escolhas possíveis de telefonia móvel, quantidade de rede de dados móveis fornecida, número de canais e apps de streaming funcionando gratuitamente, entre outros detalhes interessantes do livre mercado das operadoras de telefonia móvel.

Porém, nada impede você de trocar de operadora e ainda levar seu número antigo, sendo muito útil principalmente para quem possui muitos contatos de trabalho e não pode perder nenhuma conversa sequer. Dessa forma, a portabilidade pode ser, na realidade, uma verdadeira salvação.

Neste conteúdo, portanto, vamos ensinar a você sobre como fazer portabilidade do número de celular. Dessa maneira, você pode decidir trocar de operadora, usufruir de novos e melhores planos, mantendo seu número de telefone antigo, independentemente do tipo que você escolher. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

O que é portabilidade?

Antes de continuarmos nosso conteúdo onde ensinamos como fazer portabilidade do número de celular, queremos explicar a você o que é exatamente a portabilidade. Esse tópico é exclusivo para quem não fazem a mínima ideia do que se trata, ou seja, para quem caiu de paraquedas em nosso conteúdo. Então, se já sabe, pode pular ao próximo tópico.

A portabilidade de número de celular acontece quando mudamos de operadora, mas mantemos o mesmo número de telefone. Não é demais? Imagine que seu número na TIM seja (11) 99999-9999. Você está descontente com os planos da TIM e deseja mudar de operadora, sendo a nova escolhida a Claro.

Bem, até aí tudo certo. O que você faria nessa situação? O mais comum seria visitar uma agência física da Claro, solicitar um novo número com plano já fazendo parte da contratação, para assim poder usufruir de todos os benefícios do plano, correto? Nada mais errado, por mais que você realmente faça isso.

 

A opção mais indicada é realmente a realização de portabilidade. Assim, você muda para a Claro, com todos os planos desejados e mantém seu número, que neste nosso exemplo é o (11) 99999-9999. Dessa forma, quando seus contatos lhe ligarem, irão continuar contatando você, mesmo tendo você mudado de operadora. Não é demais? Continue lendo conosco para saber maiores detalhes sobre a realização da portabilidade.

Como fazer portabilidade do número de celular?

Afinal, e como fazer portabilidade do número de celular? Qual o procedimento que deve ser realizado para conseguir trocar de operadora e ainda sim manter o mesmo número de telefone antigo fornecido pela antiga operadora? Chegamos então ao tópico em que ensinamos você, nosso leitor, como fazer isso.

Bem, não há muito mistério: é necessário entrar em contato com a nova operadora que você deseja usufruir dos planos. Se você tem um chip da TIM e deseja realizar a portabilidade para a Vivo, então deve entrar em contato com esta última informando seu desejo de mudança.

Este foi só um exemplo: o mesmo vale para trocas de Vivo para TIM, de Claro para Oi, de Oi para Claro e assim por diante. Independentemente do tipo de mudança que você deseja realizar com a portabilidade de número de celular, saiba que é possível. Existem duas maneiras de fazer isso:

Ligando para a operadora

A grande maioria dessas operadoras possuem números específicos destinados a clientes de outras operadoras. Assim, mesmo possuindo um chip da TIM, por exemplo, você pode ligar para a Claro por um número específico que irá funcionar, mesmo seu número ainda sendo da TIM. Você pode falar com uma atendente especializada e solicitar a portabilidade.

Visitando uma loja da operadora nova

Por fim, você tem a opção mais convencional e antiga, que é visitar uma loja física da nova operadora que deseja usufruir, levar seu smartphone com o chip e número antigo e solicitar a portabilidade. Logo após informar, o atendente irá mostrar os planos que tem a disposição, podendo então você escolher um e realizar a portabilidade para a nova operadora.

Geralmente, a mudança é realizada em poucos minutos, mas pode demorar algumas horas a depender da operadora escolhida. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.