guest post Gustavo

Descubra como economizar energia dentro de casa

É cada vez mais comum que as pessoas busquem por formas de economizar energia elétrica em casa, já que o Brasil tem uma das tarifas mais caras na conta de luz.

Além do interesse de economizar na conta de energia elétrica, também existe a necessidade de preservar o meio ambiente. Algumas pesquisas revelaram que os brasileiros são muito conscientes em questões de sustentabilidade.

Atualmente, o mundo está passando por muitas crises hídricas e energéticas, então é muito importante a consciência coletiva de pensar na reparação dos danos à natureza e em formas de diminuir tais danos.

Uma solução viável para você economizar na conta de energia elétrica e ainda ajudar na preservação do meio ambiente, é com a utilização de energia renovável para gerar luz elétrica para sua casa.

Isso é realizado através da instalação de um sistema de luz solar em sua residência. Esse sistema gerará energia elétrica o suficiente para alimentar todos os seus equipamentos eletrônicos, lâmpadas e até aquecer a água do chuveiro.

Descubra outras formas de economizar energia dentro de casa e ainda preservar o meio ambiente.

  1. Valorize a iluminação natural

A valorização da iluminação natural é muito eficiente na hora de economizar energia elétrica. Dessa maneira, você poderá aumentar a iluminação natural dos cômodos de sua casa, diminuindo a necessidade de luz artificial e ainda proporcionar mais conforto e bem-estar aos moradores da residência.

Por isso, não deixe grandes móveis atrapalharem a lua natural de entrar nos cômodos. Além disso, pinte todas as paredes de cores claras, para ajudar na difusão e reflexão de luz solar.

Ainda mais, invista em espelhos e vidros nos itens de decoração da casa, para difundirem melhor os raios solares por todos os ambientes.

  1. Troque suas lâmpadas

É ideal trocar as lâmpadas incandescentes da casa, para economizar energia. As lâmpadas são responsáveis por cerca de 20% do consumo de energia de sua residência. Dessa forma, é melhor investir em modelos que irão trazer economia, como é o caso das lâmpadas de LED. Elas são 80% mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes.

Você também pode optar por lâmpadas fluorescentes, mas as lâmpadas de LED são 30% mais econômicas.

 

  1. Não deixe os aparelhos eletrônicos na tomada

Esse é um hábito que infelizmente ainda não está enraizado nos brasileiros. Tirar os equipamentos eletrônicos da tomada pode fazer uma enorme diferença em sua conta de luz. Isso porque os aparelhos ficam em modo stand by, que ainda consomem energia, como é o caso de roteadores, computadores, televisões e outros.

Apenas um decodificador de TV a cabo é capaz de aumentar em cem reais anuais sua conta de luz se ficar ligado o tempo todo.

  1. Cuidado com o estado dos eletrodomésticos

Manter os eletrônicos em boas condições é fundamental para economizar energia elétrica. Por isso, é importante realizar a manutenção deles conforme indicado nos manuais de instruções.

Duas boas indicações são ficar atento para saber se a borracha da geladeira está realizando a vedação adequadamente e limpar sempre os filtros da máquina de lavar.

  1. Reduza o uso de ferro elétrico, chuveiro elétrico e máquina de lavar

O uso da máquina de lavar e o chuveiro elétrico fazem uma grande parcela no total de consumo de sua conta de luz. Para reduzir a conta de energia elétrica, use todos esses equipamentos com consciente.

No caso do ferro elétrico, acumule toda a roupa necessária para passar de uma vez só. Não passe apenas uma peça de roupa.

Quanto ao chuveiro, desligue o aparelho na hora de se ensaboar, de passar shampoo e condicionador, além de diminuir o tempo de seus banhos diários em pelo menos 5 minutos.

Na utilização da máquina de lavar, também deixe juntar o máximo de peças de roupa para lavar tudo de uma vez. Dessa maneira, você usará a capacidade total da máquina de lavar.

Conclusão   

Economizar energia elétrica não é importante apenas para ter menos gasto no final do mês, mas também para a preservação do meio ambiente. São cada vez mais necessárias novas tecnologias, atitudes e hábitos por parte de todas as pessoas para que isso ocorra. Por isso, siga as dicas do artigo e economize na conta de luz, além de ter hábitos sustentáveis. 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.