guest post Gustavo

Descubra como se tornar um líder mais eficiente e potencialize o engajamento de suas equipes!

Você sabe o que é ser um líder?

Delegar tarefas e garantir que os projetos saiam como o esperado pode, à primeira vista, parecer uma atividade muito tranquila, certo?

Mas quem já exerce essa função sabe que não é bem assim que funciona!

Ser um líder eficiente significa conciliar as tarefas do dia a dia e ser um exemplo para toda a sua equipe. É também conseguir desenvolver o melhor potencial de cada um para que eles se tornem líderes iguais a você.

Por isso, nós trouxemos algumas dicas para que você se torne um líder muito mais eficiente e alcance novos patamares no seu negócio!

Confira agora algumas dicas de como se tornar um líder mais eficiente!

O que é ser um líder?

Liderança se tornou uma soft skill muito procurada durante os últimos anos. E você não precisa, necessariamente, se candidatar para um cargo alto para ser um líder.

Assumir essa atribuição envolve muito mais do que apenas ter sucesso em um projeto, é necessário também ter um olhar sobre cada indivíduo para garantir que sua equipe esteja satisfeita com suas atribuições e local de trabalho.

Muitas pessoas nascem com o dom da liderança, mas essa soft skill também pode ser adquirida e aperfeiçoada para que você se torne um líder eficiente.

Algumas responsabilidades de um bom líder são:

  • coordenar equipes;
  • organizar atividades;
  • motivar pessoas;
  • exercer seu trabalho de forma eficiente;
  • realizar o planejamento da equipe e dos projetos.

Entre muitas outras. 

Um líder assertivo ainda irá colaborar com a inspiração e incentivo de sua equipe. 

As palavras-chave para uma boa liderança são: exemplo e organização!

Como se tornar um líder mais eficiente?

1 – Planejamento estratégico é a chave!

Se você faz tarefas de forma automática, já parou para pensar e estudar o quanto de resultados você pode estar perdendo por não olhar para números ou até mesmo pensar em realizar projeções?

Será que seus colaboradores estão cansados de realizarem as mesmas tarefas, diariamente, da mesma forma, quase iguais a um robô?

O planejamento estratégico é uma das ferramentas de gestão mais importantes para o sucesso de um negócio É imprescindível que você se torne um líder que saiba quantificar e medir resultados para alcançar resultados cada vez maiores.

Esse documento contém toda a estruturação das ações de um negócio por um determinado período, contendo planos de ação, as equipes, metas e projeções.

Delinear todo esse processo irá auxiliar o direcionamento e a tomada de decisão de todo o time e será um guia, caso haja algum momento de crise na empresa ou no departamento. 

Você sempre pode voltar ao plano base e recalcular a rota!

2 – Trabalhe de forma inteligente e prática

Ser um bom líder não é uma tarefa fácil, pois como vimos, envolve muitas questões que podem ser um grande desafio para administrar tudo ao mesmo tempo.

Por isso, é importante delegar tarefas e reservar uma parte do seu tempo para conseguir melhorar os processos e estudar as métricas.

Leve isso como parte do planejamento estratégico!

Além de reduzir o tempo gasto em uma determinada tarefa, entender quais são as atividades que funcionam bem para o time e documentá-las irá tornar o processo muito mais otimizado.

 

Além disso, a documentação de processos é essencial em caso de mudança de colaboradores, seja devido a uma nova contratação ou mudança de setor. 

Um líder mais eficiente garantirá que quem entra e sai do setor está a par dos processos e funções.

Para te auxiliar, você pode montar um fluxograma online e depois compartilhá-lo com toda sua equipe, de um jeito rápido, fácil e intuitivo.

3 – Crie um canal de comunicação efetivo e aberto

Como manter seu time engajado e proativo com as decisões de trabalho? 

Ser transparente é uma das partes mais importantes e que podem trazer muitos benefícios para melhorar a equipe como um todo e ainda desenvolver os seus colaboradores.

Contudo, lidar com pessoas ao mesmo tempo que cuida de um projeto pode ser um pouco complicado na prática. Mesmo que a empresa esteja alcançando resultados satisfatórios, a busca por engajar a equipe não deve parar.

A falta de engajamento de um time pode trazer diversos problemas, como:

  • falta de confiança;
  • desmotivação;
  • falta de inovação;
  • prejuízos financeiros;
  • perda de clientes;
  • trabalhos com qualidade baixa.

Por isso, criar um canal de comunicação efetivo e aberto é a chave para quem quer saber como se tornar um líder mais eficiente.

Procure criar momentos de feedbacks e esteja sempre disposto a receber críticas e sugestões. Faça elogios e reconheça o trabalho da sua equipe. Converse de igual para igual e reforce que todos estão ali por um propósito maior, que é fazer uma boa entrega para o cliente.

4 – Crie diferentes estratégias para passar as informações para o time

Como se tornar um líder mais eficiente por meio de uma comunicação clara, objetiva e transparente?

Uma ótima saída é criar estratégias visuais para que você consiga repassar de forma prática, rápida e didática tudo o que seus colaboradores precisam para realizar suas atividades.

Mapas mentais são uma excelente escolha, uma vez que apresentam grande transparência no conteúdo abordado e ainda são uma linguagem universal, podendo ser entendida por qualquer pessoa da empresa ou até mesmo de outra nacionalidade.

Você pode, simplificadamente, desenvolver raciocínios com sua equipe, em tempo real, mesmo que estejam trabalhando de forma remota, basta usar uma ferramenta de mapa mental.

5 – Seja honesto

A honestidade é considerada por diversos especialistas o principal atributo para ser um líder mais eficiente.

Quando uma pessoa é honesta e transparente com suas ideias e perspectivas, ela tende a se tornar mais confiável. Um colaborador que tem a confiança do seu chefe pode crescer muito mais rápido na empresa.

Por exemplo, imagine que você precisa vender um carro velho e que necessita de uma série de reparos. Como conseguir vender esse automóvel sendo que ele tem muito mais pontos negativos que positivos?

Você pode oferecer, além de um preço mais barato, honestidade.

Ao apresentar o carro, aponte todos os reparos que devem ser feitos e ainda dê dicas de como o automóvel pode ter uma performance melhor e a estimativa de gastos. A chance de algum cliente fechar com você por conta de sua transparência será muito maior.

Então, ao ser verdadeiro com o seu time e declarar quais são as possibilidades, erros e acertos de cada projeto, a chance de eles darem o seu máximo para que aquilo dê certo é muito maior e você pode se tornar um líder mais eficiente.

Se você queria saber como se tornar um líder mais eficiente, aposto que agora ficou mais fácil! Mãos à obra, é hora de construir o time dos seus sonhos e a carreira que você sempre quis!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.