guest post Mônica Candido

Estratégia de marketing para academia

Tenha você uma pequena academia ou uma grande rede, sua estratégia de marketing é uma das partes mais importantes da administração do seu negócio.

Em algumas situações, o marketing boca a boca pode representar a maior parte da aquisição de membros. No entanto, em mercados mais competitivos, isso às vezes não é suficiente.

As academias de ginástica são empresas locais, o que significa que elas precisam competir em um mercado muito concorrido.

Então, como as empresas de fitness competem em mercados tão lotados?

Neste artigo, abordaremos algumas estratégias de marketing para academia e como promover seu negócio de forma eficaz para impulsionar a aquisição de novos clientes.

Mostre que você é único

Sejamos honestos… Não faltam academias e opções de fitness por aí.

De sistemas de treino em casa a academias mega corporativas completas com cafés – Você tem concorrência!

É por isso que antes de investir qualquer valor em estratégia de marketing para academia, você deve apresentar a razão número 1 dos seus potenciais clientes escolherem você ao invés da concorrência.

Você deve mostrar sua Proposta de Venda Única – PVA, que diz aos prospects:

  • Quem é você
  • Quais serviços específicos ou especiais você oferece
  • Como você faz fitness e saúde melhor que a concorrência
  • E por que você está nesse negócio

Não pule essa parte… Por quê?

Você vai utilizar em todo o seu marketing. Sua proposta de venda única será utilizada:

  • No seu site
  • Blog
  • Cartões de negócios
  • Publicidade física
  • Páginas de mídia social, postagens e anúncios
  • Basicamente qualquer marketing que você faça.

Fazer marketing sem definir sua proposta de valor é como gritar para uma multidão de pessoas.

Seja a academia mais legal da cidade

Você precisa de um logotipo profissional, se ainda não tiver um, que diga: “Ajudamos você a parecer e se sentir incrível!” Não é isso que você está tentando fazer?

Seu logotipo precisa transmitir isso à primeira vista.

Além disso, um logotipo profissional:

  • Ajuda você a parecer uma empresa confiável
  • Cria reconhecimento de nome e imagem

Ambos equivalem a mais leads, vendas e clientes fiéis. Se sua academia já tem um logotipo legítimo, ótimo!

Mas se o seu negócio de treinamento pessoal parecer amador, você não atrairá clientes em potencial de qualidade e que pagarão para ficar com você a longo prazo!

E mais:

Com um logotipo bem elaborado, você pode se sentir confiante ao usá-lo em seus materiais de marketing, melhorando de maneira fácil e com menor custo a imagem da sua marca e seu apelo profissional.

Algumas sugestões para utilização de seu logotipo:

  • Ímã de geladeira
  • Canetas
  • Garrafas de água de alumínio
  • Protetor labial
  • Toalhas fitness
  • Uniformes para sua equipe
  • Ímã de carro

Infelizmente, muitos proprietários pulam essa etapa de criação de marca ao começar.

Isso pode ser um dos motivos pelo qual eles permanecem pequenos e não geram novos leads suficientes ou de forma consistente.

Crie uma oferta especial matadora para atrair as pessoas

Uma oferta especial tem duas funções principais na sua campanha de marketing de academia:

  • Atrair clientes em potencial para experimentar seus serviços.
  • Recompensar os clientes atuais e garantir a fidelização futura.

Portanto, uma oferta especial é uma maneira de inspirar prospects e clientes a experimentar o que você tem.

Mas se você está preocupado que o desconto de seus serviços não faça sentido para seus resultados, lembre-se que a ideia por trás das ofertas especiais é que você deseja atrair muitas pessoas para o seu negócio.

Depois de atender e impressionar esses clientes em potencial, você terá mais pessoas para vender e se transformar em clientes fiéis.

 

Portanto, sua oferta especial deve ser atraente o suficiente para gerar ligações, leads e eventuais associações.

Aqui estão algumas sugestões de ofertas especiais para trabalhar em seu marketing de academia:

  • Experiência gratuita por …. dias
  • Desconto em pacotes de 6 meses ou um ano
  • Serviços gratuitos, como aulas específicas, bronzeamento, orientação de equipamentos, plano de condicionamento físico pessoal, entre outros.

Faça campanhas de forma consistente

As pessoas precisam se exercitar durante todo o ano. Fazendo suas campanhas ao longo do ano, você estará engajando constantemente novos leads e clientes.

Isso significa que, com marketing frequente, você pode facilmente gerar novos clientes todas as semanas.

A chave para gerar um bom fluxo de leads e novos clientes é a consistência – um dos principais elementos do marketing fitness de sucesso!

Quaisquer que sejam as ideias que você irá implementar, lembre-se destas duas regras para vencer:

  • Alcance os clientes em potencial primeiro
  • Alcance clientes em potencial frequentemente

Crie um site amigável

Não é nenhum segredo que cerca de 54% das pessoas procuram uma empresa on-line como seu primeiro ou segundo ponto de contato. Isso é mais da metade do seu público potencial.

É aqui que seu site pode ajudar. Para atrair clientes on-line, você precisará de um site que seja:

  • Simples de navegar
  • Informativo sobre a localização, horários, instalações, etc.
  • Presente nos motores de busca

Pode parecer um trabalho difícil criar um site do zero e pagar alguém para fazer isso por você pode ser caro.

Existem ferramentas digitais que você mesmo pode usar para criar uma versão do seu site. Ele será o ponto de contato de marketing digital da sua academia.

Algumas opções de ferramentas, são: Wix, WordPress ou Squarespace.

Depois de criar e projetar um site funcional, você pode vincular ou anexar um aplicativo a um portal de clientes para membros novos e existentes se inscreverem, fazerem pagamentos, reservarem treinamentos pessoais, aulas ou instalações.

Google Meu Negócio

O Google é o mecanismo de pesquisa mais usado em diversos países, portanto, é uma boa ideia criar uma página no Google Meu Negócio para que:

  • Você possa aparecer em pacotes locais
  • As pessoas possam encontrar seu endereço, horário e número de telefone facilmente
  • Potenciais clientes possam ver suas instalações em imagens
  • Usuários existentes ou anteriores possam avaliar sua empresa

As pessoas podem ver facilmente as informações da sua academia e optar por visitar o seu site para obter detalhes adicionais.

Apenas certifique-se de que todas as informações estejam atualizadas e escolha a categoria do seu negócio corretamente.

Se você estiver gerenciando vários locais, poderá criar várias entradas em uma conta. Lembre-se, acertar na publicidade pode levar algum tempo, mas uma vez que você fizer isso, terá uma grande recompensa!

Palavras-chave

Palavras-chave são os termos que as pessoas digitam nos motores de busca para encontrar a sua academia. 72% das vezes em que os usuários pesquisam uma empresa on-line, eles a visitam em 24 horas.

Coincidentemente, se alguém já conhece a sua academia, vai procurar o nome da sua marca. Outras vezes, as pessoas usam palavras-chave locais para encontrar o que pesquisam.

Seja qual for o caso, certifique-se de sempre ser o mais específico possível ao divulgar sua academia em uma pesquisa local.

Uma forma é incluir o nome da cidade em sua página inicial e em sua meta descrição.

Se você tiver academias em vários locais, crie uma página para cada uma delas em seu site com o nome da cidade ou bairro no título dessa página.

Você pode até aprofundar suas descrições em seus sites. Um exemplo disso pode ser:

“Localizada na Avenida …, no bairro …, os membros da Academia … gostam de dar um passeio até o parque … após os treinos ou tomar um café rápido no shopping …, antes de sua rotina matinal.”

Esta descrição usa vários pontos de referência para identificar as áreas circundantes, o que ajuda a sua visibilidade nos motores de busca, a sua comercialização geral de pesquisa e a promover o seu negócio.

Suas descrições não são apenas uma boa oportunidade para anunciar sua academia de forma eficaz, mas também uma maneira infalível de ajudar seus rankings de pesquisa, se forem bem escritas.

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