guest post Gustavo

Open finance: como o sistema aberto de finanças pode ajudar os consumidores

Através uma plataforma segura e transparente, é possível obter serviços financeiros com tarifas menores e condições mais vantajosas. Entenda como funciona

As informações pessoais dos clientes tornaram-se um bem valioso em uma economia cada vez mais digitalizada. Preferências, hábitos de consumo e histórico de pagamentos permitem que as empresas direcionem melhor seus produtos e serviços e “briguem” pelos melhores perfis de consumidor.

No setor financeiro, isso nunca foi tão verdadeiro. Agora, com o Open Finance, plataforma de compartilhamento de dados do Banco Central, os usuários podem obter produtos e serviços financeiros mais baratos, como empréstimos com menor taxa de juros.

Isso porque as informações dos usuários ficam disponíveis às instituições financeiras cadastradas, que podem direcionar melhor suas ofertas aos perfis do seu interesse e fornecer condições mais vantajosas para atrair os melhores clientes, como financiamentos, cartões de crédito, investimentos, entre outros.

Neste artigo, vamos explicar melhor como funciona o Open Finance e como você pode se beneficiar dele para realizar seus objetivos financeiros.

O que é Open Finance?

É um sistema financeiro aberto em que o usuário autoriza o compartilhamento dos seus dados junto à instituição financeira da qual é cliente para que outras instituições tenham acesso às suas informações e possam lhe fazer propostas de produtos e serviços do seu interesse, com taxas menores e melhores condições de pagamento.

Atualmente, cada instituição financeira tem sua própria carteira de clientes à qual nenhum dos seus concorrentes têm acesso. Em um sistema financeiro altamente concentrado, como o brasileiro, isso favorece os bancos e instituições financeiras que dominam o mercado, dificultando a entrada de novas empresas.

Com o Open Finance, essa realidade muda, pois as instituições autorizadas conseguem “enxergar” os clientes dos seus concorrentes através de um ambiente seguro e transparente, administrado pelo Banco Central.

Tudo é feito mediante a autorização do usuário, que escolhe quais informações deseja compartilhar, podendo cancelar essa permissão a qualquer momento.

Como funciona o Open Finance?

No sistema financeiro aberto, você tem a liberdade de compartilhar as informações que quiser com instituições do seu interesse para realizar transações, pagamentos, empréstimos, financiamentos e muito mais.

O primeiro passo é acessar uma instituição financeira em que você tenha uma conta. Lá, você pode acessar o Open Finance e definir detalhes como instituição de origem dos dados, abrangência das informações e prazo de permissão. Em seguida, você escolhe as instituições para as quais deseja compartilhar suas informações.

 

Os dados são compartilhados de forma padronizada na plataforma, e todas as instituições financeiras participantes devem revelar as informações dos seus canais de relacionamento, como produtos, serviços e taxas cobradas.

Assim, o cliente pode saber em qual instituição obtém mais benefícios ao compartilhar seus dados, como cadastros, transações em conta e informações sobre operações de crédito.

Vantagens do Open Finance

Ao usar o Open Finance, o cliente tem mais flexibilidade para realizar transações financeiras, como pagamentos e contratação de câmbio, além de receber propostas de crédito, seguros, investimentos, entre outros produtos, de diferentes instituições, sem precisar abrir uma conta em cada uma.

Isso permite que ele possa comparar as diferentes propostas e contratar aquela que tem mais a ver com seu perfil.

Assim, você pode, por exemplo, contratar um empréstimo de uma instituição com a qual ainda não tenha relacionamento, pagando juros menores do que os oferecidos pelo seu banco e com mais prazo para pagar.

Você pode ainda contratar um cartão de crédito com mais benefícios, como isenção de anuidade, limite maior, sistema de pontos mais abrangente, etc.

Segurança do Open Finance

O Open Finance é uma plataforma segura de compartilhamento de dados supervisionada pelo Banco Central. Apenas instituições financeiras autorizadas podem participar.

As informações são disponibilizadas de forma padronizada e transparente, e os usuários têm total controle de quais dados desejam fornecer e com quem desejam compartilhá-los. As permissões de compartilhamento podem ser canceladas a qualquer momento.

Por essa razão, podemos dizer que o Open Finance é totalmente seguro para o usuário e lhe permite tirar máximo proveito das suas informações para obter produtos e serviços do seu interesse.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.