guest post Mônica Candido

Saiba como o gerenciamento pode impactar nas finanças

Em todas as empresas, sem exceção, o gerenciamento bem feito de todas as suas áreas é de suma importância para o seu crescimento e expansão, incluindo a administração financeira.  

Sendo assim, torna- se praticamente impossível uma organização obter sucesso no mercado sem realizar um rigoroso controle financeiro, semelhante a um controle de leads, sua falta impactando negativamente todas as suas áreas.

Os principais pontos para um bom gerenciamento financeiro englobam:

  • Investimento;
  • Contenção de custos;
  • Redução de desperdícios;

Neste conteúdo veremos a importância do controle financeiro, como ele pode ser feito de forma eficiente e quais os seus benefícios para a organização.

Qual a importância de realizar um bom controle financeiro

Antes de abordarmos como fazer o acompanhamento financeiro de forma eficiente e que trará resultados positivos, precisamos entender os motivos pelos quais essa prática é essencial para o seu negócio.

Para o crescimento do negócio é preciso que haja um aumento da receita e uma diminuição de custos, sendo esse o principal objetivo do controle financeiro.

Sendo assim, será possível compreender como a organização está se comportando em relação aos gastos e, por consequência, compreender quais deles podem ser cortados.

Além disso, ela é muito importante para mostrar quais as áreas necessitam de maior investimento para o crescimento da empresa, como por exemplo com a contratação de um crm para vendas.

Como ter um bom planejamento financeiro?

Agora que sabemos a importância de possuir uma área financeira ativa, vamos abordar como criar e aplicar um bom plano financeiro para a sua empresa, assim ampliando os lucros, capital para investimentos e satisfação dos clientes e, principalmente, dos colaboradores.

Assim como app funil de vendas irá ajudar a controlar todas as etapas que seu cliente está até chegar ao momento da compra, um gerenciamento financeiro irá te ajudar a entender para onde o seu dinheiro está indo e de onde está vindo.

Abaixo veremos como aplicar isso no seu negócio:

1. Lide com as finanças pessoais e empresariais de forma separada

O principal erro dos novos empreendedores é trabalhar as finanças pessoais e as empresariais como se fossem uma só.

Porém, isso influencia diretamente na demonstração dos resultados do seu negócio, tornando impossível saber o real lucro ou prejuízo obtido.

Sendo assim, controle a quantidade de dinheiro que será retirada da sua empresa para uso pessoal e sempre tenha um registro correto sobre esses gastos, para tornar sua empresa saudável.

 

Tenha um valor definido a ser retirado ao final do mês como pro-labore, tornando todo o controle mais correto.

2. Compreenda os principais conceitos financeiros

Essa etapa é essencial para que você consiga compreender corretamente todas as informações presentes em seus demonstrativos desenvolvidos pela área financeira ou por uma contabilidade terceirizada.

Pois, assim como é essencial entender o que está presente em um crm plano, é de suma importância compreender o que está presente em um balanço patrimonial, por exemplo.

Abaixo, temos os principais termos:

  • Contas a receber: valores que devem para a sua empresa;
  • Contas a pagar: montante que sua empresa deve;
  • Ativos: tudo de valor que a empresa tem;
  • Passivos: as dívidas da empresa;

Existem diversos outros termos, porém esses são os mais comuns quando falamos da área financeira de uma organização.

3. Utilize as ferramentas corretas

Atualmente existem diversas ferramentas no mercado que auxiliam no controle de diferentes áreas da empresa, como sistemas de crm gratuitos para as vendas.

Sendo assim, o uso de ferramentas e softwares irá facilitar a criação de relatórios e demonstrativos, além de tornar todas as decisões a serem tomadas mais fáceis por possuírem um embasamento em várias informações.

Por fim, é importante ressaltar que essas ferramentas só terão resultados caso os registros sejam feitos de forma correta e com qualidade nas informações.

Benefícios do planejamento financeiro

Com isso, podemos dizer que organizar, registrar e analisar todas as informações que envolvem a área financeira da sua empresa é essencial e trará benefícios para o seu  crescimento como organização.

Será possível controlar todos os gastos, além de saber quando e como investir para melhorar os ativos da empresa e qual a melhor forma de liquidar os passivos.

Além disso, caso haja crises durante o caminho, a organização saberá como se portar e onde poderá reduzir gastos sem afetar de forma brusca tudo o que for construído até o momento.

Por fim, a organização vai conseguir tomar decisões sobre os passos futuros de forma mais segura e sabendo como gastar e como se comportar diante do mercado, investimento de forma inteligente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.