guest post Mônica Candido

A importância do bom atendimento ao cliente: 5 motivos para investir em treinamento

A importância do bom atendimento ao cliente tem ganhado espaço no meio empresarial e executivo. Afinal, uma empresa é movida graças aos clientes. E muitas vezes encontra-se clientes insatisfeitos com o atendimento e até mesmo os serviços prestados.

Como forma de fazer a empresa se destacar em meio a tantas, é necessário investir em treinamento. Só assim o sucesso baterá na porta. Além disso, os consumidores se tornaram muito mais exigentes com relação ao atendimento.

Por isso, veja 5 motivos para investir em treinamento para os funcionários.

  • Em primeiro lugar está a satisfação do cliente

As vendas e os serviços prestados têm um direcionamento e um público-alvo, que como foi citado anteriormente, tem se tornado mais exigente na hora do atendimento. Há duas características que são a base para aumentar a satisfação do cliente: empatia e proatividade.

As duas características são fundamentais porque todos buscam empatia por parte da outra pessoa e proatividade para solucionar um problema. Mesmo que o cliente esteja errado em algo, ele precisa ser bem atendido.

  • Motivação da equipe

A motivação de uma equipe depende do tipo de tratamento que a empresa oferece a eles. De fato, a equipe que recebe um treinamento voltado para a área de atuação se sente mais valorizada e preparada para a função, tendo motivação a mais.

  • Propósito e valores da empresa alinhados

O alinhamento da equipe em questão de propósito e valores da empresa é muito importante – até mesmo para evitar problemas judiciais. Uma palavra dita de forma errada pode comprometer uma empresa.

Com isso, a atitude dos funcionários deve ser compatível com a missão da empresa, agindo corretamente e sem ter pavio curto ou falta de respeito para com as pessoas.

  • Fidelização dos clientes

Investir no treinamento da sua equipe de atendimento ao cliente é vital para que o cliente se torne fiel à empresa. É justamente isso que vai levar ao crescimento da empresa, com uma base de clientes firme e forte.

 

  • Retorno de investimentos

Por último, mas não menos importante, o retorno de investimentos. Quando a equipe de atendimento é bem treinada, oferece empatia e proatividade e tem atenção nas palavras e comportamentos diante de diferentes situações com o cliente, com certeza haverá lucros.

O retorno de investimentos vai acontecer quando o cliente se sentir íntimo da companhia de certa forma que possa confiar nela e nos serviços prestados. Com isso, a empresa alcançará outro patamar e o sucesso será garantido.

3 Pontos que comprovam a importância do bom atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é o reflexo da sua empresa. Por isso, para retratar a importância do bom atendimento ao cliente veja 3 pontos que são importantes de serem compreendidos por gestores e empresários, sejam de nichos pequenos ou grandes.

  • Como dito antes, a empresa depende dos clientes para crescer e atingir grandes patamares. O lucro que virá será por causa do bom tratamento no atendimento aos clientes. Então, se quer crescimento, é importante o bom atendimento.
  • Se os clientes forem bem tratados, eles voltarão. Caso contrário, eles podem até darem feedbacks negativos sobre os serviços prestados e acabar manchando o nome da empresa.
  • Os comentários se popularizam muito rápido com o aumento de acessos as redes sociais. Por isso é importante tratar bem um cliente. Basta apenas um comentário na web e a sua empresa desmoronar por completo. No site LIghtid, você verá contatos de centrais de atendimento de várias empresas e como cada uma delas disponibiliza ao seu consumidor o suporte necessário para solução de problemas.

Dicas para oferecer um atendimento ao cliente com excelência em sua empresa

As melhores dicas para oferecer um atendimento ao cliente com excelência serão ditas aqui, por isso já anote logo cada uma delas. Ainda mais agora que já sabe a importância do bom atendimento ao cliente.

  • O uso da simpatia tem muito efeito e começar se apresentando é um grande passo. O fato de se apresentar e tratar a pessoa pelo nome já faz com que ela se sinta bem e se sinta íntima da empresa. Então, se apresente!
  • Pergunte! Não tem outro jeito de descobrir quais as expectativas do cliente acerca de serviços se não houver comunicação efetiva. Procurar saber o que o cliente espera demonstra atenção. E, quem não gosta de atenção quando está falando, não é?
  • Tenha paciência e utilize de palavras simples, afinal, nem todos têm conhecimento técnico sobre o serviço prestado. Com isso, vem o “fazê-lo entender”. Não deixe com que o cliente fique com dúvidas e sempre o oriente da melhor forma.

Por fim, não há fórmula mágica para ter um bom atendimento ao cliente. Use e abuse do simples, pois ele funciona. Qualquer empresa deve conhecer o seu público e os seus clientes, e o mais importante: saber lidar com eles de forma sábia.

Vale lembrar dos meios de comunicação para avaliar o sistema de atendimento ao cliente. Buscar saber qual a nota dos consumidores sobre diferentes fatores e saber se o problema foi solucionado transmite cuidado e aperfeiçoamento. Ou seja, passa uma boa impressão.

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