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Auxiliar administrativo, onde pode atuar um?

Esta profissão não exige que a pessoa tenha formação superior, a carreira de auxiliar administrativo é uma das principais vias de ingresso para trabalhar em grandes empresas, além de ser muito comum dentro da carreira de diversos gestores e gerentes de grandes corporações iniciarem as suas carreiras neste cargo.

No entanto, muitas pessoas não sabem quais são as áreas onde os assistentes administrativos podem trabalhar?

Embora raramente discutido, o cargo de assistente administrativo abrange várias partes de uma empresa, especialmente nas áreas de finanças, RH, logística e funções na execução de tarefas e gerenciamento de transferência de arquivos.

Para que você tenha mais informações sobre esse cargo e as áreas em que os assistentes administrativos podem atuar, preparamos um artigo com o objetivo de lhe explicar tudo sobre esse determinado tema.

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Qual é o nível de escolaridade?

De modo geral, o nível de graduação exigido pelo mercado para esse curso é médio, ou seja, você pode trabalhar nessa posição após concluir o ensino médio.

No entanto, muitas empresas buscam profissionais com formação em cursos técnicos da área, pois isso poupa a formação de profissionais que chegam à empresa sem o devido conhecimento.

Alguns estudos apontaram que 57% das vagas de auxiliar administrativo são preenchidas por profissionais com nível superior, porém apenas 22% são formados em administração.

Isso significa que, mesmo com uma graduação dentro da área, para ingressar no ramo de administração, os cursos técnicos podem ser suficientes para fornecer o conhecimento necessário para iniciar uma posição de nível inferior.

Além disso, os assistentes administrativos devem ter habilidades adicionais para preencher o cargo:

  • Conhecimentos básicos de informática;
  • Conhecimentos básicos de português, especialmente gramática;
  • Saber comunicar em inglês;
  • Conhecimentos básicos de matemática.

As responsabilidades

Basicamente, os assistentes administrativos facilitam o funcionamento de uma empresa ajudando a gerenciar os processos da empresa, e suas tarefas tendem a variar de acordo com as necessidades da empresa. No entanto, vale lembrar que algumas diversas atividades comuns no setor podem ser identificadas, como:

  • Preencher o formulário;
  • Organizar e arquivar documentos da empresa;
  • Registrar a receita da empresa;
  • Faturamento;
  • Escrever e-mails;
  • Cadastrar estoque no sistema;
  • Preparar relatórios financeiros;
  • Atualizar dados e cadastrar novas informações;
  • Auxiliar o Departamento de Recursos Humanos;
  • Responda a e-mails.

Quais são os tipos de assistentes administrativos?

Assistente administrativo bilíngue

O profissional vai atuar como sendo um intermediário entre a empresa e investidores estrangeiros, compradores e parceiros, elaborando agendas de reuniões, finalizando contratos e negociando os fechamentos de negócios. Em alguns casos, se falar inglês, trabalha como intérprete.

Auxiliar Administrativo Financeiro

Nesta função, o assistente será responsável pelo faturamento, controle de receitas, realizar relatórios financeiros e direcionar gerentes as responsabilidades fiscais da empresa.

 

Auxiliar administrativo pessoal

As atribuições do assistente administrativo pessoal estão diretamente relacionadas ao departamento de recursos humanos da organização, portanto, ele é o profissional responsável pela emissão da folha de pagamento, controle dos pontos dos funcionários, gerenciamento de férias e pagamentos dos funcionários.

5 áreas onde os assistentes administrativos podem trabalhar

1- Empresa

O Assistente Administrativo Empresarial será o responsável por coordenar e auxiliar o processo operacional da organização, integrando entre os diversos departamentos de uma empresa, isso quer dizer, vai atuar dentro dos mais diversos departamentos da empresa.

O profissional vai possuir uma qualificação totalmente específica, ele vai possuir uma qualificação dentro da área de gestão com o objetivo de auxiliar e ajudar dentro de qualquer área da empresa.

2- Prefeitura

Nesse caso, o assistente é contratado por meio de concurso público, que irá  indicar a sua elegibilidade para o cargo. Se aprovado, ele ajudará o gestor público a integrar os diversos departamentos da prefeitura como se fosse uma grande corporação.

3- Área Sanitária

Um auxiliar administrativo que trabalha dentro da área da saúde também será o responsável que fez um concurso público, e sua função não está apenas vinculada às atividades administrativas, porém também supervisiona os serviços locais de saúde.

4- Escola

Nesta área de trabalho, o assistente tem o objetivo de lidar com as suas funções administrativas, trabalhando com processos administrativos que estão relacionados com a à educação.

5- Vendas

Esta é uma das áreas da gestão que mais exige habilidades de comunicação, ela vai envolver diretamente com o trato de clientes e de fornecedores.

O profissional será o responsável pela política de diversos preços da empresa e auxiliará tudo que o gerente puder pedir.

Agora que você conhece as áreas em que os assistentes administrativos podem atuar tanto dentro quanto fora da empresa, não deixe de pesquisar bem essa área.

Além disso, você pode fazer Cursos de Auxiliar Administrativo para enriquecer o seu currículo e ajudá-lo no conhecimento de novas habilidades necessárias para a função.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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