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Como fazer campanhas para atrair o público?

O objetivo das campanhas de marketing, dentro e fora da internet, é atrair pessoas, mas para que elas sejam realmente poderosas precisam ser segmentadas.

Hoje em dia, por conta do avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, está cada vez mais fácil atrair as pessoas e aproximá-las das marcas.

Independentemente do tamanho da empresa ou de seu segmento, sempre existe uma maneira de vencer a concorrência e conquistar oportunidades de negócios.

Investir em marketing é uma necessidade, e a boa notícia é que ele está cada vez mais acessível, mas campanhas promissoras só acontecem com ferramentas e a coleta de informações sobre o público, para compreender seu comportamento.

É assim que, mais do que atrair pessoas, a marca atrai leads qualificados e direciona melhor suas ações. Naturalmente, as conversões acontecem e as vendas aumentam.

Por outro lado, não saber articular uma campanha de marketing pode se transformar em desperdício de tempo e dinheiro para o negócio, por isso, é fundamental entender um pouco mais sobre essas estratégias.

Neste artigo, vamos explicar como fazer campanhas de marketing assertivas, dar algumas dicas para atrair clientes e mostrar as principais estratégias.

Como fazer campanhas assertivas?

Alguns empreendedores e gestores não têm muita experiência no segmento de marketing e isso acaba levando a equívocos, como acreditar que uma boa campanha precisa impactar a maior quantidade de pessoas possíveis.

Na verdade, uma boa estratégia é aquela que vai impactar consumidores realmente interessados no que você vende, caso contrário, servirá apenas para desperdiçar recursos.

Conhecer o público-alvo

Nesse contexto, a primeira coisa é que um estúdio fotográfico especializado em ensaio newborn precisa fazer é reunir informações sobre seu público-alvo, como:

  • Faixa etária;
  • Localização;
  • Necessidades;
  • Interesses;
  • Hábitos de consumo.

Para obter essas informações, uma dica é recorrer a ferramentas de marketing digital que vão ajudar a direcionar melhor a campanha e potencializar as vendas.

Usar e-mail e redes sociais

Antigamente, o e-mail era visto como uma estratégia pouco utilizada, mas acabou se tornando uma poderosa ferramenta de interação para se comunicar com pessoas realmente interessadas naquilo que você vende.

Da mesma forma, as redes sociais promovem a interação entre a marca e seu público, além de ajudar a compartilhar conteúdos relevantes que atraem os consumidores e aumentam o poder de vendas.

Essas duas ferramentas precisam fazer parte do planejamento de marketing, visto que ajudam a atrair um público segmentado e a conhecer melhor as características dessas pessoas, o que promove estratégias mais assertivas.

Personalizar os conteúdos

Os conteúdos criados pela marca precisam ser personalizados, ou seja, abordar assuntos que realmente sejam do interesse do público.

Para que eles realmente gerem impactos positivos, uma autoescola de CNH especial deficiente precisa se basear em fatos concretos de sua audiência.

É fundamental conhecer as dores dos leads e entender o que eles estão procurando, pois com base nessas informações, a organização oferece conteúdo rico e de qualidade, que seja capaz de aproximar empresa e clientes.

Dicas para atrair clientes

Para atrair mais clientes e se destacar em meio à concorrência, é necessário ir além da qualidade dos produtos e serviços. A corporação precisa investir em boas estratégias de marketing, pois elas criam um diferencial competitivo.

Hoje em dia, as pessoas passam cerca de 6 horas por dia conectadas, ou seja, é muito fácil saber onde os consumidores estão e seu negócio precisa estar lá também.

Investir em estratégias de marketing digital é uma necessidade, e mesmo que o negócio esteja com o orçamento apertado, existem muitas ações disponíveis e que podem ajudar. 

Conhecer a persona da marca

Se a empresa já sabe quem é seu público, então já pode começar a criar sua persona, um personagem semi fictício que representa as características do cliente ideal.

Ela mostra quem seria a pessoa que compraria com a marca e se sentiria atraído por ela. Mas, a criação precisa ser bem específica e detalhista, mostrando a personalidade do cliente, profissão, idade, estado civil, entre outros.

Depois de criar a persona, uma empresa de chave codificada Fiat será mais assertiva na hora de atrair os clientes, pois suas campanhas vão utilizar uma linguagem apropriada.

Construir uma base de leads

Os leads são pessoas que demonstraram interesse nos produtos e serviços, ao acessar o site, preencher um formulário de contato, responder uma pesquisa e assim por diante.

São visitantes que acessaram o site ou que por meio de outros canais demonstram interesse pelas soluções, em outras palavras, são excelentes oportunidades de vendas.

A companhia precisa criar conteúdos voltados para essas pessoas, como fluxo de e-mails, entrar em contato por telefone, dentre outras ações.

 

Participar de eventos

Mesmo diante do crescimento dos canais digitais, um buffet de festa de casamento a tarde deve participar de eventos e outros acontecimentos do tipo, para formar um networking da marca.

Pesquise o tipo de evento que se adequa ao perfil do seu público e invista neles, tendo em mente que mesmo que algumas pessoas não tenham um perfil de cliente, podem se tornar parceiros e defensores da marca.

Fazer promoções

As promoções sempre atraem os clientes e destacam a marca, mas é necessário se certificar de que esse tipo de ação não vai gerar impactos negativos nas finanças.

Tendo isso em mente, é possível divulgar uma oferta e quanto mais pessoas atingir, melhor. Uma dica é fazer promoções para a primeira compra, pois isso incentiva o cliente a conhecer seus produtos e serviços.

Melhores estratégias para atrair clientes

Um fabricante de mochila para pescador pode investir em diferentes estratégias para conquistar o público e gerar clientes novos. Algumas das principais ações são:

Parcerias com outras empresas

O negócio pode fazer parcerias com outros que tenham valores parecidos ou que ofereçam produtos e serviços complementares. É sempre uma boa ideia unir esforços e ações que beneficiam todas as partes envolvidas.

Quando as marcas se juntam para oferecer um conteúdo de valor ou criarem um produto juntas, entregam material de qualidade para os consumidores e acabam abrindo as portas para novos clientes.

Usar as estratégias pagas

O marketing digital trouxe várias maneiras diferentes de investir na divulgação de produtos e serviços, como no caso das mídias pagas.

Embora as estratégias orgânicas estejam no auge, é necessário investir em ações como links patrocinados para aumentar o alcance da marca, melhorar sua autoridade no mercado e segmentar melhor o público.

Para isso, uma loja de cortina persiana horizontal tecido pode investir em diferentes plataformas, como Google Ads e Facebook Ads.

Criar um blog para a empresa

Independentemente do tamanho do negócio, do tempo que ele atua no mercado ou de seu segmento de atuação, ter um blog é sempre uma excelente alternativa.

Ele serve como porta de entrada para que os consumidores conheçam detalhes sobre a empresa, esclareçam suas dúvidas e consumam conteúdos de qualidade.

O blog gera autoridade de mercado, facilita as vendas, atrai leads qualificados e ainda mostra a relevância da marca no setor em que atua.

Ele é capaz de transformar os usuários em clientes e fidelizar quem já compra com a empresa, construindo uma imagem positiva.

Para se ter uma ideia, cerca de 70% dos consumidores preferem descobrir mais sobre uma empresa, como um estúdio de micropigmentação olhos, por meio de artigos publicados no blog.

Tanto é que as marcas que possuem esse canal conseguem gerar quase 3 vezes mais clientes que as demais.

Além disso, o número de links para o site da empresa chega a ser 97% maior para aquelas que possuem um blog.

Investir em SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que utilizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Toda vez que o usuário vai no Google e pesquisa sobre alguma coisa, ele oferece uma lista de resultados. Por meio dessa prática, pesquisas relacionadas com aquilo que sua empresa oferece obtêm como resultado links do seu negócio.

Só que para chegar lá, o conteúdo de um fabricante de varal de teto automático precisa responder às dúvidas dos usuários, a plataforma precisa ter boa usabilidade, dentre outras práticas dessa estratégia.

Consequentemente, a companhia será vista para uma quantidade maior de pessoas, e quanto mais encontrada ela for, mais oportunidades de conversão terá. Depois, só precisa nutrir esses contatos para que se transformem em clientes.

Considerações finais

Sendo assim, as vendas só acontecem quando as pessoas se interessam pelos produtos e serviços oferecidos, e existem várias maneiras de despertar o interesse delas, como vimos ao longo deste artigo.

Trabalhar boas estratégias de atração é fundamental para que seu negócio se torne cada vez mais rentável e esteja presente na mente do consumidor.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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