monitoramento SEO WordPress Thaís Correa

Como o copywriting pode ajudar nas empresas?

O marketing digital ganha destaque nas estratégias das empresas para alavancar as vendas, e entre os métodos usados para atrair a atenção do público podem ser referenciadas as técnicas de copywriting.

Tendo em vista que as negociações precisam do bom relacionamento entre as partes envolvidas, é válido afirmar que a comunicação tem posição relevante e deve receber estratégias de aprimoramento no contexto empresarial.

No entanto, é crucial destacar que a comunicação vai além do que a identidade visual construída por uma clínica veterinária oftalmologista. Ainda que esta seja importante, as outras linguagens de comunicação precisam ser melhoradas.

A escrita é o formato de comunicação mais utilizado atualmente, sobretudo com a alta da tendência do uso das ferramentas de marketing digital que concentram ações nas redes sociais, sites, páginas e anúncios na web.

Por isso, o copywriting deve ser compreendido como o conjunto de técnicas aplicadas nas comunicações escritas feitas pelas empresas, com o intuito de fomentar o desejo de compra de algum produto ou serviço.

Através de textos assertivos e atrativos, as técnicas em questão tem o poder de alavancar a procura por serviços como a acupuntura para cachorro, bem como outros que estejam dentro dos objetivos de uma marca. 

Copywriting: do que se trata e sua importância

Tal como a maior parte dos conceitos da área de marketing, o termo copywriting é derivado do inglês e corresponde ao conceito de produção de redações para persuadir e influenciar alguém a efetuar alguma compra.

Aliás, as redações atendem não só o processo de fechamento propriamente dito, mas corroboram para o enriquecimento da experiência do cliente diante da jornada de compra.

Em outras palavras, os textos produzidos têm a função de agregar valor para a vivência de um cliente em potencial desde o contato inicial com uma empresa, e estender a experiência positiva até a etapa de pós-venda.

Para uma empresa de consultoria fiscal e tributária, investir nas técnicas de comunicação na estratégia de marketing de conteúdo atendido pelo escopo do marketing digital auxilia a capacidade de persuasão e reforça a autoridade de empresas no mercado.

Sabendo das dificuldades enfrentadas pelas organizações de modo geral, é compreensível a exigência de contar com as vantagens comparativas e competitivas para incrementar o processo de decisão de compra do consumidor.

Já que fatores como a ampla concorrência e a perda do poder de compra tornam mais complexas as vendas, é de responsabilidade das empresas contribuírem para a maximização da experiência do cliente.

Outra esfera importante e trabalhada frequentemente por um microempreendedor individual que realiza o serviço de limpeza de sofá de couro, é conferir dinamismo nas comunicações com o cliente.

Indo ao encontro das orientações feitas pelos especialistas em inteligência comercial, é crucial garantir que a interação com o cliente em potencial seja dinâmica, atribuindo ao repertório argumentos que permitam a criação de sinergia e o alinhamento de interesses.

Logo, o copywriting deve ser entendido também como a técnica aplicada nas comunicações escritas feita no contexto comercial para agregar dinamismo e persuadir os clientes em potencial durante a jornada de compra.

Por que o copywriting é importante?

O pensamento de que as vendas acontecem de forma aleatória e são provenientes de algum “dom mágico” vão de encontro com o argumento de especialistas, que afirmam que as negociações propriamente ditas são embasadas em estratégia.

Por intermédio das técnicas, o mercado consegue convencer os consumidores a adotarem posicionamentos e ainda estimular o comportamento de compra de maneira inconsciente.

Se antes essas técnicas eram exclusivas das grandes empresas, atualmente, com a democratização do acesso à informação e recursos, pequenos negócios locais como um pet shop que oferece banho e tosa higiênica consegue dispor das mesmas possibilidades.

A democratização do acesso aos recursos é uma iniciativa dos stakeholders (principais atores) em marketing e negócios com o intuito de manter aquecida a economia e fortalecer a não discriminação por porte e segmento.

Isso significa que, como consequência dessa iniciativa que vem sendo construída desde os anos 1990, as multinacionais varejistas e pequenas empresas que prestam serviços como a instalação de telas protetoras contra insetos podem alavancar seus resultados.

Todavia, é crucial ter em mente que determinadas variantes influenciam diretamente os resultados encontrados pelas empresas, como:

  • Orçamento disponível;
  • Objetivos gerais e específicos;
  • Cultura empresarial;
  • Qualificação do time.

As variantes em questão são assertivas ao impactar as vendas e o posicionamento adotado por uma empresa, e por isso, embora empresas diferentes utilizem as mesmas estratégias, os indicadores de métricas obtidos podem ser distintos.

Aliás, essa observação é relevante e condiz com o escopo abrangido pelo marketing digital em si, que requer uma constante adaptação de medidas e cronogramas, para assegurar que de fato os interesses do público sejam atendidos.

 

Porquanto, a recomendação geral é que as empresas não comparem os resultados obtidos entre si, mas considerem a evolução das métricas analisando somente o cenário interno, levantando fatores como o orçamento dedicado e a assertividade trabalhada.

Cabe destacar que as estratégias aplicadas no marketing digital e de conteúdo, inclusive o copywriting, são adaptáveis justamente para suprir as necessidades e particularidades de cada organização.

Redações persuasivas na prática

Tal como a maioria dos planos estratégicos aplicados para o enriquecimento da vivência do consumidor e para contribuir com a melhoria de processos, a produção de copywriting deve ser respaldada com planejamento e pesquisa.

Esses dois aspectos são essenciais para que as equipes tenham segurança ao tomar as decisões certas, tendo em mente que é indispensável a realização de um estudo prévio sobre as expectativas do mercado de revestimento para piscina.

Algo comum entre as organizações é a limitação em função do orçamento destinado para investimento nas estratégias, o que exige cautela nas decisões tomadas, abarcando sempre a minimização dos riscos e prejuízos.

As PMEs (pequenas e médias empresas) são sensíveis às variações econômicas, e qualquer medida adotada erroneamente pode colocar em cheque a saúde financeira e comercial.

Portanto, há um conjunto de boas práticas para trazer segurança para a tomada de decisão das empresas e viabilizar que as técnicas de produção de redação sejam otimizadas.

Logo, a característica e vantagem principal do marketing digital é o baixo investimento e baixo custo de manutenção, porque o escopo dos projetos implementados podem ser ajustados rapidamente, visando o alinhamento de sinergias.

1 – Conteúdos relevantes

A qualidade dos conteúdos produzidos é importante para garantir que o público-alvo de produtos e serviços, como o ensaio fotográfico de grávida, seja atingido com sucesso. 

Com a grande quantidade dos conteúdos produzidos na internet, a visibilidade se tornou também alvo de disputa entre as marcas. Nesse sentido, vence a empresa que contribuir com mais informações relevantes.

O processo de disputa por visibilidade na internet é avaliado inclusive pelas tecnologias, como os algoritmos que são ferramentas usadas para a construção da linha do tempo nas redes sociais e do ranqueamento de resultados obtidos nos mecanismos de busca.

Tais ferramentas reconhecem através de um conjunto de fórmulas matemáticas a relevância que uma página, publicação, site e anúncio possui para o tipo de público que está recebendo o conteúdo.

Pode-se concluir nesse sentido que quanto mais atrativo for um conteúdo, maiores serão as chances dos algoritmos entregarem para mais pessoas e, por consequência, o tráfego e número de acessos será aumentado.

Como resultado de uma produção relevante, não só o número de acessos e tráfego são beneficiados, mas também as taxas de conversão passam a ser otimizadas, considerando que a quantidade de clientes em potencial para qualificação é maior.

2 – Automação e ranqueamento

Após saber da importância da produção de conteúdos relevantes, é preciso contar com mecanismos para acelerar a entrega das redações para o público, ou seja, utilizar de metodologias para potencializar a visibilidade.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) condizem com métodos aplicados para aprimoramento dos mecanismos de busca, já que é por intermédio desses que os usuários passam a se conectar com marcas e empresas na internet.

O uso de palavras-chave que são termos relevantes para um determinado grupo de pessoas, deve ser empregado assertivamente nos textos. Para a definição dos termos adequados, é crucial fazer uma análise minuciosa.

Por ser dotado de estratégia, planejamento e pesquisa, o levantamento de informações para otimizar as redações publicadas precisa ser feito por profissionais qualificados, afastando a empresa da possibilidade de tomar diretrizes inadequadas.

Visando proporcionar mais assertividade nesse cenário, é válida a contratação de profissionais e consultorias para a realização de estudos dedicados nos projetos de copywriting.

Considerações finais

Com os avanços na tecnologia, se tornou indispensável o uso do marketing digital nas ações para atrair e reter a atenção do cliente.

Por fim, a produção de redações e textos com foco em copywriting é essencial para a jornada do cliente, somando como técnica adicional para persuadir o consumidor no momento de decisão de compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.