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Indicadores de gestão de Recursos Humanos: 10 métricas para monitorar o desempenho desse setor estratégico
Você tem feito o acompanhamento do desempenho das suas ações e estratégias voltadas à gestão de pessoas na sua empresa?
Se o seu objetivo é crescer, então você precisa dar uma atenção especial para um setor estratégico e de extrema relevância para qualquer organização: o Recursos Humanos.
Monitorar os impactos das ações de RH é algo indispensável para o sucesso de uma empresa. Isso porque o RH é um departamento que lida com um dos recursos mais valiosos da empresa – as pessoas – e o seu desempenho repercute em outras áreas do negócio.
Nesse sentido, os indicadores de gestão de Recursos Humanos são ferramentas essenciais para entender a eficácia das ações desse setor e orientar as decisões estratégicas com foco em potencializar a performance dos colaboradores e da empresa como um todo.
Se você não sabe quais métricas acompanhar, fica tranquilo que este artigo vai te ajudar.
Convidamos você a prosseguir com a leitura para conferir uma lista com os 10 principais indicadores de gestão de Recursos Humanos para usar na sua empresa:
- Tempo para contratação de talentos;
- Custo por contratação;
- Taxa de turnover;
- Custo do turnover;
- Taxa de retenção;
- Taxa de conclusão de treinamento;
- Custos de treinamento por funcionário;
- Taxa de absenteísmo;
- Custo de absenteísmo;
- Satisfação dos funcionários.
Você já ouviu falar em pessoas analytics? Saiba mais sobre esta tendência de RH que usa diversos indicadores de desempenho e outros dados:
https://www.youtube.com/watch?v=MnVJE5Fm-P8&t=3s
10 indicadores de gestão de recursos humanos que toda empresa precisa acompanhar
Como bem fizemos questão de salientar na nossa introdução, o RH é um setor crucial para as organizações e precisa ser levado muito à sério.
Acompanhar de perto o desempenho das ações desse setor é algo fundamental, bem como alinhar as metas de RH aos objetivos estratégicos da empresa.
Sendo assim, confira a partir de agora 10 indicadores de gestão de Recursos Humanos que valem a pena monitorar.
1 – Tempo para contratação de talentos
Uma das principais funções do RH é o recrutamento e seleção de talentos para compor o quadro de funcionários da empresa.
Para monitorar a eficiência dos processos seletivos, é importante acompanhar o tempo que a empresa leva desde a publicação de uma vaga até a efetivação da contratação.
2 – Custo por contratação
Quanto mais longo for o processo de recrutamento e seleção de talentos, mais custoso ele tende a ser. Portanto, um outro indicador que você pode monitorar é o custo médio que cada contratação representa para a empresa.
3 – Taxa de turnover
A taxa de turnover é um indicador que mede a rotatividade de colaboradores na empresa. O cálculo é feito dividindo o total de desligamentos total de funcionários ativos no início do período analisado.
Rotatividade muito alta gera muita instabilidade para a empresa e aumenta os custos com rescisão e contratação de novos colaboradores.
4 – Custo do turnover
Como acabamos de mencionar, a rotatividade gera custos para a empresa e é muito importante estar ciente sobre todos eles.
Some todas as despesas que a sua empresa teve com os desligamentos e estabeleça uma meta anual para o RH.
5 – Taxa de retenção
A capacidade de reter funcionários recém-contratados também é um aspecto que deve ser monitorado.
Para calcular a taxa de retenção, geralmente leva-se em consideração os primeiros 12 meses do funcionário. O cálculo é feito dividindo o total de funcionários que permaneceram por pelo menos um ano na empresa pelo total de funcionários contratados no último ano.
6 – Taxa de conclusão de treinamento
Muitos treinamentos corporativos ficam sob responsabilidade do setor de RH. E para medir a eficácia deles, a taxa de conclusão de treinamento é um bom indicador a ser acompanhado.
Basta fazer a relação entre o total de colaboradores que concluíram determinado treinamento pelo total de inscritos.
7 – Custos de treinamento por funcionário
Esse indicador de gestão de Recursos Humanos contabiliza as despesas de treinamento da empresa e a média por funcionário.
Ao monitorar esse indicador, a empresa consegue definir se é viável aumentar os investimentos em treinamento dos colaboradores.
8 – Taxa de absenteísmo
O absenteísmo se refere às ausências dos funcionários. Quando ela se encontra muito elevada, o RH deve investigar as causas para isso e procurar manter esse índice dentro de parâmetros aceitáveis.
O cálculo da taxa de absenteísmo é feito dividindo as horas de trabalho perdidas pelas horas de trabalho previstas para o período analisado (semana, mês ou ano, por exemplo).
9 – Custo de absenteísmo
O absenteísmo também é um fator que gera custo para a empresa, como a perda de oportunidades de venda, contratação de substitutos temporários, hora extra de outros funcionários etc.
É muito importante monitorar esses custos e mantê-los em um patamar razoável.
10 – Satisfação dos funcionários
Por fim, o RH também é responsável por garantir a satisfação e o bem-estar dos funcionários da empresa. Mensurar e monitorar esse indicador é essencial, pois impacta também os outros índices que citamos anteriormente, como absenteísmo e rotatividade.
O Employer Net Promoter Score (E-NPS) é uma boa métrica para medir a satisfação dos funcionários.
É feita uma pesquisa para saber, de 0 a 10, qual a chance de seus colaboradores recomendarem a sua empresa com um bom lugar para trabalhar.
O uso de indicadores de gestão de Recursos Humanos pode dar mais clareza sobre a eficácia das suas estratégias e te ajudar a promover a melhoria contínua desse setor.
Entenda a importância desse processo neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=u_dVZAcE18U&t=12s
Passe a monitorar os indicadores que mostramos aqui e promova uma gestão de pessoas mais qualificada na sua empresa.
Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.
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