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O que é Service Desk? – Entenda melhor sobre o monitoramento de TI!

O que é Service Desk? Como funciona esse tipo de serviço e de que maneira podemos contratar um profissional que trabalhe em um Service Desk? Aliás, quando contratamos este serviço, estamos contratando somente um profissional ou toda uma equipe por trás de uma marca? Como isso funciona esse monitoramento de TI na prática?

Trabalhar sem tecnologia nos dias atuais é um verdadeiro suicídio. Praticamente tudo acontece e pode ser resolvido com o auxílio da web, desde que você saiba usá-la. Melhorar os resultados de uma empresa, pensando por esse ponto, também é possível e já vem sendo realizado por bilhões de marcas ao redor de todo o mundo.

Melhorar o armazenamento de dados, consultas em Big Data, consultas digitais, backups automatizados e externos, servidores remotos que proporcionam maior espaço de armazenamento, entre várias outras opções de serviços, são apenas alguns detalhes diante da vastidão da tecnologia da informação.

É justamente por isso que, cada vez mais, precisamos de profissionais ultra capacitados para nos ajudar a gerir toda essa tecnologia dentro do que a empresa espera. Não apenas um, mas uma equipe que possa trabalha de prontidão, seja presencialmente ou então remotamente, através do Service Desk, um tipo de serviço que vem ganhando muito espaço no mercado.

Neste conteúdo, vamos especificar a você de forma detalhada e bem explicada, o que é Service Desk e de que maneira podemos implementá-lo em nossa empresa, buscando otimizar processos em geral. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

O que é Service Desk?

Afinal, o que é Service Desk? O que significa esse termo e por que cada vez mais se fala sobre isso no meio empresarial? Service Desk, em português, significa “Central de Ajuda”, ou então, “Central de Serviços” em tradução literal. É uma central que como o nome indica, busca ajudar a utilizar determinado software, com a maior prontidão possível em relação ao pedido.

Portanto, respondendo o que é Service Desk, trata-se de um setor de TI especializado em assistência técnica, mais especificamente, assistência técnica remota. Você nunca ouvirá falar de Service Desk presencial, neste caso, estamos falando de um auxílio de um profissional de TI.

É claro que, profissionais de TI são aqueles que compõem toda a equipe de Service Desk, porém estes mesmos só atendem virtualmente, de maneira que explicaremos em seguida. Outro ponto é que profissionais de TI trabalham geralmente sozinhos quando presencialmente. Já no Service Desk, a aleatoriedade escolhe quem atenderá a chamada virtual de ajuda.

Onde posso encontrar Service Desk?

E onde posso encontrar, afinal, um bom trabalho de Service Desk para minha empresa? Em literalmente qualquer lugar que tenha esse serviço disponível. Geralmente, esse tipo de serviço é disponibilizado mediante assinatura de serviços, sendo assim, o Service Desk acaba sendo uma Central de Ajuda contratada.

 

Um exemplo disso é o sistema Cart, muito utilizado por cartórios ao redor de todo o Brasil, mais especificamente cartório de imóveis. Um cartório de imóveis precisa registrar, logicamente, imóveis, mas também cadastros de donos de imóveis, escrituras, entre várias outras documentações que fazem parte de um processo, tudo isso dentro da matrícula de um imóvel.

Para isso acontecer de maneira totalmente virtual, uma opção é contratar o serviço Cart, um software que organiza todas essas informações de forma simples e muito intuitiva. Quando um cartório contrata um serviço como o Cart, junto recebe uma equipe especializada de Service Desk.

Essa equipe sempre estará disponível para solucionar problemas de maneira remota, seja um cadastro feito de maneira errônea e que necessita de correções, selos gerados também de maneira errônea, entre vários outros detalhes que podem ser cotidianos na vida de quem trabalha em cartório. Assim, basta abrir uma chamada com o Service Desk e solicitar auxílio.

Por onde o Service Desk atende?

Já sabemos o que é Service Desk e onde encontrá-lo, mas e por onde essa Central de Ajuda funciona? Geralmente, online. Algumas centrais possibilitam a entrada em contato via atendimento telefônico, mas são raras as que ainda trabalham assim de forma direta, sendo a ligação apenas uma opção final.

Geralmente, como falamos de softwares e plataformas que são geridas na web ou dentro de um sistema computacional, o atendimento ocorre através de um chat que é aberto pelo site da empresa, ou então dentro do próprio software. Ainda no exemplo do Cart, é possível falar com um especialista no setor de Ajuda do software.

Posso contratar uma equipe de Service Desk?

Por fim, ainda existe a opção de contratação de uma equipe de Service Desk exclusiva. É como se fosse um setor de TI que normalmente fica dentro da empresa, mas em área remota. Dessa forma, os gastos com deslocamentos e mantimento de funcionários são reduzidos, sendo os problemas resolvidos à distância, recebendo a visita de um profissional de TI só quando for realmente necessário. Até a próxima!

 

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