Dicas Mônica Candido

O que é VPN e como usar?

VPN, que significa Virtual Private Network, cria uma conexão segura entre você e a Internet. Ele oferece uma camada extra de privacidade e anonimato. Pode parecer complicado, mas você definitivamente não precisa ser um especialista técnico para usar uma VPN.

O que é uma VPN e como ela funciona?

VPN é uma ferramenta de segurança básica para proteger sua privacidade na Internet. Sem uma VPN, outras pessoas podem facilmente capturar e visualizar sua atividade na Internet. Eles podem descobrir seu histórico de navegação, downloads, detalhes de internet banking ou senhas.

Pior ainda, tudo pode ser rastreado até o seu dispositivo por meio de um endereço IP (Internet Protocol). Seu endereço IP revela sua localização física e pode ser usado para rastreá-lo na vida real. É como enviar cartões postais pelo correio – qualquer pessoa pode ler a mensagem e ver seu nome e endereço.

No entanto, se você estiver conectado a uma VPN, sua atividade na Internet será criptografada e seu endereço IP real será mascarado. Ninguém pode ver quem você é ou o que você faz, nem mesmo Provedores de Serviços de Internet (ISPs), governos ou hackers.

Em vez de cartões postais, agora você envia uma mensagem privada ultra-segura que apenas o destinatário pretendido pode ler. Não há endereço ou nome do remetente. Se outra pessoa tentar olhar, verá apenas um monte de informações criptografadas.

O que a VPN esconde?

Usando uma VPN, você oculta seu endereço IP real e criptografa sua conexão com a Internet. Mas o que realmente parece?

Seu histórico de navegação é privado

A VPN oculta seu histórico de navegação e pesquisa do seu provedor de serviços de Internet (ISP). A única coisa que seu ISP pode ver é seu tráfego criptografado indo para o servidor VPN.

Você pode alterar sua localização online

Seu endereço IP indica sua localização física. Com a VPN, você pode se conectar a um servidor em outro país e acessar conteúdo local (como Netflix dos EUA, notícias online e sites de torrent).

Suas atividades online são anônimas

Uma VPN sem registro garante que ninguém saiba o que você está fazendo na web. Isso é ideal para fãs que compartilham através de torrents e redes peer-to-peer (P2P).

Benefícios de usar VPN

Melhor privacidade e anonimato online

Você já enviou as informações da sua conta bancária pela Internet? Você costuma usar redes Wi-Fi públicas? Se a resposta for sim, você pode ter jogado hackers diretamente nos cartões, o que é especialmente verdadeiro em redes Wi-Fi públicas.

Uma VPN de qualidade usa criptografia de última geração para proteger seus dados. Isso também impedirá que os sites rastreiem os remetentes dos dados que estão sendo processados, o que é uma ótima notícia para sua privacidade.

Contorno da censura

Muitos países censuram o conteúdo da Internet porque não está de acordo com suas ideias políticas ou religiosas. Se você estiver indo para um país com controle estrito da Internet (como a China), precisará de uma VPN para contornar as restrições.

Sem ele, você pode dizer adeus a pesquisar coisas no Google ou adicionar postagens no Facebook. A VPN disponibilizará este site para você e  ainda o protegerá de olhares indiscretos. Além disso, a VPN lida com firewalls em escritórios e redes escolares.

Conexão de internet mais rápida

Às vezes, seu ISP reduz intencionalmente a velocidade de sua conexão. Por que? Podem existir várias razões. Você pode ter excedido o limite de dados ou descoberto que está baixando torrents. Em alguns casos, eles até tentam forçá-lo a mudar para uma tarifa mais cara. Tais atividades são chamadas de “estrangulamento”.

Mas com VPN, ninguém saberá o que você está fazendo, nem mesmo seu ISP. Portanto, não pode reduzir a velocidade de sua conexão, o que paradoxalmente pode levar a um aumento na velocidade.

 

Você economiza dinheiro

Em alguns casos, uma VPN pode até economizar dinheiro. Quer saber como isso é possível? Isso ocorre porque muitas lojas online oferecem preços diferentes para seus produtos dependendo de onde você está – portanto, se você se conectar a um servidor de outro país, os preços podem ser mais baixos.

Por exemplo, você pode comprar passagens mais baratas se você se conectar anteriormente a um servidor da Índia. Lembre-se desta dica se você viajar muito ou sair de férias. Com VPN , você pode economizar significativamente em passagens aéreas, aluguel de carros, hospedagem e outras compras online.

Como escolher a melhor VPN?

Se você for comprar uma VPN, não deve esquecer alguns fatores:

Alta velocidade

A VPN pode reduzir a velocidade da sua conexão. A criptografia de dados e outro waypoint cobram seu preço. Em alguns casos você dificilmente notará, enquanto em outros a mudança é insuportável.

Se a VPN acelerar sua conexão ao mínimo, ela será completamente inútil para você, então procure um provedor sem restrições de dados com uma ampla seleção de servidores rápidos .

Criptografia forte e protocolos de segurança de qualidade

Uma das razões para usar uma VPN é aumentar a segurança, portanto, lembre-se disso. Procure VPNs com criptografia AES de 256 bits – um padrão no setor – e  protocolos ultra seguros, como OpenVPN e IKEv2. Você pode baixar vpn para pc e testar todas as suas funcionalidades.

Política de privacidade confiável

É muito importante que você encontre um provedor que não mantenha nenhum registro. Caso contrário, a empresa poderá compartilhar informações sobre suas atividades com órgãos governamentais.

Além disso, certifique-se de que seu provedor esteja localizado fora da aliança 5/9/14 Eyes (um grupo de países que compartilham informações observadas entre si). Se você não tiver certeza sobre a atitude do seu provedor, certifique-se de ler a política de privacidade.

Acesse conteúdo de todo o mundo

A grande vantagem de uma VPN é que ela disponibiliza o conteúdo bloqueado por você. Mas nem todos podem fazê-lo.

Se você deseja  monitorar com uma VPN como Netflix ou ignorar o bloqueio de país, reserve um tempo para pesquisar e verifique se o seu provedor pode. Você também pode usar garantias de avaliação e devolução do dinheiro para testes.

Compatibilidade para muitos dispositivos e sistemas operacionais

Você deseja proteger todos os seus dispositivos, e é difícil fazer isso se o seu não oferecer várias conexões a uma conta por vez. Além disso, não se esqueça de verificar a compatibilidade com cada dispositivo.

Controle simples

Não gaste dinheiro em serviços lentos, não confiáveis ​​e confusos. Procure avaliações e classificações e veja a qualidade do fornecedor antes de comprar.

Suporte ao cliente confiável

Se você encontrar algum problema, você quer ter alguém a quem recorrer rapidamente. Suporte ao cliente por chat ao vivo e disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, servirão bem a esse propósito. O suporte por telefone é apenas a cereja do bolo.

Boa relação preço/desempenho

Ninguém quer jogar seu dinheiro pela janela. Mas isso não significa que a solução mais barata seja a melhor. Em vez disso, você deve observar o que o provedor pode fazer e quanto eles pagam por isso.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.