guest post Gustavo

User Experience: 3 dicas de como utilizar essa estratégia dentro da sua clínica

Ter uma boa estratégia de marketing, seja ele digital ou não, é sempre muito importante, e com a área da saúde não é diferente. Nesse contexto, além do marketing é necessário também ter um User Experience

Este por sua vez, também chamado de UX, ou Experiência do Usuário, nada mais é do que uma estratégia cujas ações buscam não só entregar o melhor conteúdo, como também garantir que ele seja consumido da forma mais agradável possível.

Portanto, tudo em uma estratégica como está é escolhido de forma proposital, como por exemplo em um site, o UX pode ser a escolha de um design responsivo, organizado e intuitivo. 

Confira a seguir mais informações sobre este tipo de estratégia, e entenda como a estratégia pode ser um diferencial para sua clínica, assim como um benefício plano odontológico empresas

Dicas de como aplicar o User Experience na prática

Projetos que usam o UX como base precisam ser desenvolvidos pensando no público que irá consumi-lo. Além disso, após o consumo, essa estratégia também valoriza de forma especial o comportamento do usuário.

Afinal, todos que acessam a internet diariamente consomem as informações, clicam e interagem com as páginas de formas únicas. Um analista de UX precisa entender como compilar esses dados e torná-los parte da análise para melhora da experiência.

Portanto, para obter o comportamento desejado e esperado, é necessário pensar em certas questões durante o desenvolvimento se sua estratégia como: 

  • Quem está envolvido nesta interação?
  • Qual é o objetivo que se quer alcançar?
  • Quais são as ferramentas utilizadas nessa interação?
  • Onde está acontecendo esta interação?
  • O que motiva estas pessoas?
  • Como esta interação pode os beneficiar?

Dessa forma, conhecendo seu público-alvo, é necessário buscar formas diferentes de resolver problemas já conhecidos pelo coletivo de usuários. 

Esta estratégia se chama inovação de valor e, através dela, é possível inovar em aspectos como custo benefício e entrega de valor para seu usuário, oferecendo produtos já convencionais, como um plano dental para empresa, mas de forma diferenciada. 

Além disso, outra dica é usar a estratégia de negócio para colocar o UX em prática. Assim, é possível definir coisas como missão, visão e valores da companhia.

Dessa forma será possível ter uma imersão em seu negócio e entender como a empresa se relaciona com a sociedade. 

Portanto, o usuário terá ciência de ações, produtos e serviços únicos que, além de serem bons, se assemelham com valores e propósitos do mesmo.  

 

Em suma, após aprender a parte específica, olhar de forma empática para seus clientes e conhecê-los, será possível desenvolver um bom UX. Esta estratégia por sua vez será um diferencial para sua clínica, tal como a oferta de um plano dentario empresarial

Benefícios da ferramenta

Entregar para seu usuário um produto que além de ser bom, também soluciona problemas fará com que ele, muito provavelmente, volte e sempre recorra a seus serviços novamente.

Entretanto, vale ressaltar que existem diversos produtos que se propõe em solucionar os problemas dos clientes, questão que pode acabar saturando o mercado 

Dessa forma, o usuário acabará optando pelo produto que consegue entregar algo a mais. Ou seja, produtos e serviços que conseguem surpreender, oferecer mais valor com uma melhor experiência. 

Afinal de contas, quando o serviço entregue possui essas características, o usuário se sentirá satisfeito e dificilmente irá procurar por outras alternativas. 

Portanto, é nesse sentido que o UX pode trazer um dos seus melhores benefícios. Isso porque a estratégia pode testar e validar se as soluções propostas por sua clínica estão alinhadas com as necessidades de seus clientes.

Um exemplo seria entender se seus clientes do odonto empresarial estão satisfeitos e antecipar possíveis erros ou falhas.  

Dessa forma é possível otimizar tempo e diminuir retrabalhos. Como, por exemplo, imagine descobrir uma falha em seu aplicativo quando a equipe de desenvolvimento já finalizou o trabalho? 

Portanto, este momento de testes deve ser usado com o objetivo de antecipar erros e falhas, tornando as próximas etapas do processo mais precisas, garantindo uma excelente experiência para seus clientes. 

Para concluir, é importante ressaltar que uma vez que você optar por utilizar esta estratégia, até os serviços mais tradicionais como um plano odonto empresa, vai se tornar um serviço mais profissional e personalizado, ou seja, único no mercado. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.