guest post Gustavo

Como criar um cantinho de leitura para uma criança?

Descubra como deixar o momento da leitura ainda mais especial para os pequenos

O hábito da leitura precisa ser incentivado nos nossos pequenos desde a primeira idade. E uma maneira de tornar a leitura ainda mais divertida é montando um cantinho especial, com adereços especiais e uma decoração para o quarto que seja lúdica. Neste artigo, separamos as 9 principais dicas para te ajudar a montar um cantinho de leitura!

1. Exiba as capas dos livros voltadas para fora

Você já reparou como os livros mais vendidos nas livrarias são sempre exibidos com as capas voltadas para fora, em vez de serem arquivados apenas com as lombadas dos livros à mostra? Ao exibir as capas dos livros voltadas para fora, você adiciona belos toques de cor à sala e incentiva os jovens a experimentar novos títulos.

Para isso, é possível instalar prateleiras no quarto, por exemplo. Não se esqueça de montá-las em baixa altura, tornando-a acessível e segura para o seu filho escolher livros por conta própria.

2. Pendure as luzes de fadas para leitura noturna

Luzes de fada dão um toque lúdico para o cantinho da leitura, e são perfeitas para os pais que desejam realizar leituras antes de dormir, durante a noite. Instale perto da cama ou em um cantinho especial e chame a criança para sonhar enquanto lê.

3. Guarde os livros sob um assento na janela

Uma ótima maneira de maximizar esse espaço estranho embaixo das janelas é colocar um banco longo e almofadado embaixo para criar um assento na janela. 

Com a iluminação natural chegando, você pode levar essa ideia para o próximo nível, obtendo um banco de armazenamento aberto para guardar livros embaixo do banco para transformá-lo em um recanto de leitura confortável.

4. Pendure cortinas coloridas

É importante criar espaços em casa para diferentes atividades, pois isso ensina as regras da casa aos jovens, como não jogar futebol na cozinha ou comer no banheiro. 

 

Mesmo que você não tenha uma sala inteira dedicada a uma biblioteca em casa, você pode usar cortinas coloridas como um divisor suave e divertido para sinalizar que esse é um espaço seguro e aconchegante para seus filhos lerem.

5. Traga muita luz natural

Estudos mostraram que a luz natural tem um impacto positivo significativo em nossa saúde mental e física, influenciando positivamente enquanto estamos lendo. Para evitar fadiga e cansaço visual, certifique-se de que seus filhos estejam lendo confortavelmente, deixando entrar muita luz natural nas janelas e nas portas de vidro.

6. Crie esconderijos usando tendas e coberturas

Barracas, toldos e tendas são quase um item básico para famílias com crianças pequenas. Eles não são apenas ótimos para dramatizações e brincadeiras em geral ou na hora da soneca, mas também servem como um espaço de leitura aconchegante e perfeito.

7. Aconchegue-se em assentos macios

Se seu filho vai ler por longos períodos de tempo, é importante que ele tenha um lugar confortável para se aconchegar. Dê preferência para os assentos almofadados, que são confortáveis e macios. Se você também tem um bebê, pode ser uma boa ideia ter um cobertor de marcos para bebês.

8. Construa um espaço de leitura ao ar livre

As pessoas muitas vezes têm o equívoco de que “espaço aconchegante” equivale a “espaço interno”. Na realidade, porém, você também pode projetar locais extras aconchegantes ao ar livre. Perfeito para dias quentes e ensolarados, um recanto de leitura ao ar livre garantirá que seus pequenos aprendam o ABC enquanto recebem muita vitamina D.

9. Crie uma sala de leitura embaixo de um beliche

Uma ótima maneira de incentivar o amor pela leitura ao longo da vida é trazer o recanto de leitura direto para o quarto do seu filho. Mesmo se você estiver trabalhando com um espaço pequeno, você pode ser criativo criando um pequeno canto de leitura ou transformando o beliche inferior de uma cama alta infantil em uma confortável sala de leitura.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.