guest post Gustavo

Como podemos aderir a uma vida mais sustentável?

Cuidar da natureza é algo imprescindível para as futuras gerações

A preocupação com o meio ambiente tem se mostrado cada vez mais latente na agenda de diversos países e instituições mundo afora. E não é à toa. Já está comprovado que recursos essenciais à vida, como a água e o ar, estão sendo prejudicados pela ação humana e as consequências já são percebidas.

Mudanças bruscas de temperatura, desertificação de áreas verdes, queimadas em regiões alagadas, chuvas torrenciais e fora de época são sintomas de que o planeta não vai bem. Nesse sentido, mais que consciência, é preciso mudar! Preferir comprar calçados sustentáveis ou economizar energia são só alguns exemplos de mudanças possíveis.

O caminho para que tanto nós quanto as futuras gerações possam desfrutar daquilo que a Mãe Terra tem a nos oferecer implica em uma vida mais sustentável. Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse conceito e de que forma ele pode ser aplicado na nossa rotina e estilo de vida.

O que é sustentabilidade?

“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. Esta foi a definição dada pelo relatório da Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987.

O termo sustentável é originário do latim sustentare e significa sustentar, conservar, cuidar. Sendo assim, podemos entender a sustentabilidade como uma forma de suprir as necessidades das sociedades atuais sem prejudicar as próximas gerações. Em outras palavras, é cuidar do que temos agora para conservar o futuro.

Acontece que, ao longo do tempo, o ser humano veio ameaçando essa relação de equilíbrio com a natureza, em especial após a Revolução Industrial iniciada nos anos de 1760. O desenvolvimento, ao mesmo tempo em que trouxe avanços científicos e tecnológicos, acabou por prejudicar o meio ambiente.

Desmatamento florestal, uso inadequado dos solos, poluição do ar e das águas, contaminação dos rios, entre várias outras atividades vêm destruindo gradativamente o nosso planeta. É por isso mesmo que pensar em sustentabilidade hoje é algo necessário e urgente.

Você pode, então, estar se perguntando, “mas como eu posso mudar um sistema que é controlado pela indústria, comércio e grandes empresas?”. De fato, dificilmente uma única pessoa conseguirá resolver toda a questão. Porém, se cada um de nós fizer a sua parte, os resultados, com certeza, virão.

Adotando um estilo de vida sustentável

Para mudar o nosso estilo de vida é necessário primeiro mudar a nossa mentalidade. Entender que não é possível continuar com certos hábitos e atitudes que prejudicam o meio ambiente é o ponto de partida para tal mudança. Confira algumas atitudes que corroboram com essa mudança.

 

Aproveite a luz do dia

Quem estuda ou trabalha em escritório precisa de uma boa iluminação. Para isso, que tal aproveitar a luz do sol? Posicione sua mesa ou escrivaninha mais perto da janela, assim você não precisará gastar com energia elétrica enquanto houver claridade natural.

Evite o desperdício

O desperdício de alimentos é um dos grandes problemas mundiais, mas que pode ser alterado com a ação de cada um de nós. Ao montar seu prato, por exemplo, coloque sempre menos do que gostaria, assim, caso deseje, você poderá repetir sem o risco de desperdiçar alimento.

Prefira alimentos naturais

A dica é: descasque mais e desembale menos. Adote uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, folhas e grãos, com o mínimo possível de produtos industrializados. De quebra, você ainda conquista uma alimentação mais saudável.

Reduza o consumo de energia

Tome banhos rápidos e, preferencialmente, no modo frio ou morno. Tire o carregador da tomada após o uso e desligue aparelhos que não estão sendo usados. Se for passar ferro, junte uma boa quantidade de roupa e o faça de uma só vez, e não parcelado.

Separe o lixo

A reciclagem é uma ferramenta de grande ajuda para o planeta, pois muda os rumos daquilo que iria para o lixo. Portanto, ao descartar, separe cada item entre lixo orgânico (comida), vidro, metal, plástico e papel.

Diminua o uso de plástico

A cada compra que fazemos, seja no supermercado ou em lojas, trazemos uma sacolinha. Para armazenar seus produtos, você pode optar pelas ecobags, sacolas feitas de matéria-prima reciclável ou de algodão, que podem ser reutilizadas várias vezes.

Mude hábitos de consumo

Nada de comprar por impulso! Essa atitude vai contra qualquer princípio de sustentabilidade e deve ser banida. Faça compras de forma consciente, considerando o que é, de fato, necessário para você.

Dê preferência às marcas sustentáveis

Quando for comprar itens, como roupas, calçados, bolsas e acessórios, prefira as marcas consideradas sustentáveis. Elas consideram a importância dos recursos naturais e buscam formas de produção menos nocivas à natureza.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.