guest post Gustavo

Conheça as diferentes modalidades de off-road

Se você curte emoção e muita adrenalina nos esportes, precisa conhecer o off-road

O off-road possui muitas modalidades, o que acaba confundindo um pouco as pessoas que não conhecem o esporte. Embora compartilhem alguns pontos em comum, como a lama, a terra e a própria moto, as modalidades podem ser bem distintas entre si.

Vale ressaltar que as competições de motociclismo off-road são incríveis para quem curte esportes radicais, repletos de adrenalina e emoção. Se esse é o seu caso, continue com a gente! Neste artigo, reunimos as principais informações sobre as diferentes modalidades de off-road.

Motocross

O motocross é a modalidade mais famosa do off-road. As competições dessa categoria geralmente são realizadas em pistas fechadas e incorporam características naturais do terreno — que, na maioria das vezes, são de terra e molhados, com percursos que chegam a 1,5 km.

Normalmente, a competição tem, no máximo, 40 pilotos que disputam baterias bem rápidas, que giram em torno de apenas 20 minutos de duração.

Arena cross e supercross

No arena cross, as pistas de terra são montadas em estádios ou ginásios e possuem até 400 metros de extensão. Já no supercross, as pistas podem chegar até 1,5 km de extensão, sendo ela uma versão maior do arena cross.

Fato é que ambas as categorias exigem muita habilidade dos pilotos e boa performance das motocicletas, devido aos difíceis obstáculos da prova. Além disso, as duas provas despertam uma emoção muito grande no público devido à proximidade deles com os pilotos.

O que diferencia uma modalidade da outra é o tipo e o tamanho dos obstáculos da pista, uma vez que as motos usadas são as mesmas.

Freestyle motocross

O freestyle motocross, também chamado de FMX, é uma categoria de off-road que se destaca pela plasticidade das manobras. 

Nela, o objetivo dos pilotos não é ser o mais rápido, mas realizar as manobras com o mais alto grau de dificuldade possível, levando o público ao delírio.

 

Dessa forma, as baterias contam com saltos de terra e de metal, além de rampas, com o intuito de proporcionar aos competidores uma sequência de manobras cronometradas.

No final, os juízes atribuem as notas, sempre considerando o nível de dificuldade da manobra,  a forma de execução, o melhor uso da pista e a reação da plateia.

Cross country

No cross country, as provas envolvem velocidade, habilidade e resistência. Atalhos, trilhas, morros, pistas de motocross ou qualquer outro tipo de terreno podem ser o cenário principal das baterias.

Aqui, os percursos possuem de 8 a 12 quilômetros, e o objetivo é concluir o circuito no menor espaço de tempo possível.

Enduro

Nessa modalidade, é preciso ter resistência e regularidade para percorrer os percursos pré-definidos, também no menor espaço de tempo possível. 

No enduro, o vencedor será o piloto que melhor conseguir se manter dentro da média horária estabelecida para o trajeto, que envolve terra e asfalto.

Rally off-road

Geralmente, os rallys são disputados com motocicletas modificadas, e o percurso exige velocidade, ou seja, deve ser completado no tempo mais curto e regular possível, o que significa que a prova deve ser concluída perto do tempo preestabelecido.

Trial

Por fim, um pouco parecido com o freestyle, que avalia os pilotos pela dificuldade imposta pelas manobras e não pela velocidade, no trial eles são penalizados se tocarem o pé no chão para ultrapassar qualquer obstáculo.

Essa categoria é dividida em indoor e outdoor, sendo a primeira realizada em lugares fechados, como os estádios, onde todos os desafios são montados e envolvem pedras, troncos e outros. Já o outdoor é realizado em espaços abertos, e são utilizados obstáculos naturais, como pedras, travessia de cachoeiras, troncos, entre outros.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.