Dicas Mônica Candido

Na era digital, a tecnologia dá nova cara aos negócios que escalam

Para muitas empresas a Era Digital já é uma realidade, pois com as pessoas conectadas à internet o tempo todo, investir em tecnologias que tornam o trabalho mais eficiente e de qualidade é fundamental para oferecer a melhor experiência para o público-alvo.

Quanto maior a popularização na internet, mais forte será a influência sobre as relações econômicas, políticas e sociais, assim as marcas se tornam uma parte importante no cotidiano das pessoas.

 

No meio dessas relações, há transações comerciais e negociações envolvendo bens e serviços. 

 

Isso exige das empresas, uma transformação digital para conquistar excelentes resultados.

O que são as transformações digitais?

As transformações digitais são processos que envolvem o uso de tecnologias para criar ou modificar o modo de funcionamento dos negócios, as experiências com o cliente e assim alcançar os objetivos de desenvolvimento e atender as demandas do mercado.

 

Os avanços tecnológicos acontecem muito rápido e isso exige uma visão aberta à mudanças por parte da empresa, envolvendo melhoria de funções consideradas tradicionais como marketing, vendas e atendimento ao cliente.

 

Conforme os gestores passam as ideias e informações importantes do papel para a prática ou ferramentas de implementação, passam a usar aplicativos inteligentes para os procedimentos de gerenciamento da empresa, temos a tecnologia como principal aliada nas transações e as transformações digitais presentes na rotina da companhia.

 

Ter ideias, planejar e construir digitalmente é algo interessante porque prepara as empresas, tornando-as mais ágeis, flexíveis e preparadas para crescer no mercado e segmento de atuação.

 

Com o crescimento e avanço das transformações digitais, diversas empresas podem dar “um passo para trás” e analisar qual contexto estão inseridas, quais melhorias podem ser aplicadas e quais realmente fazem sentido para o desenvolvimento da marca, inclusive considerando mudanças de trajetória, tomando as melhores decisões.

A relevância das transformações digitais 

A transformação digital pode ser vista como um grande jogo que está sempre modificando e atualizando as interações com os usuários.

 

As mudanças fazem com que as empresas pensem e repensem os seus processos, desde sistemas internos até o atendimento online e offline com os clientes. Inclusive, o posicionamento em plataformas online, como redes sociais, ou mesmo o uso de tecnologias em seus processos internos.

 

O mercado já se estabeleceu na era digital e isso significa que ser digital não é mais uma novidade, um diferencial, em alguns contextos. Contudo, pode ser um jeito de aprimorar os fluxos e fugir do caminho que torna os negócios obsoletos.

 

Deste modo, uma empresa de ar condicionado e outras de diferentes áreas podem ou começaram a desenvolver sistemas eficazes e inteligentes para alavancar os negócios e conquistar ótimos ganhos.

Como iniciar a transformação digital nos negócios?

Para conseguir bons resultados e realizar a transformação digital é importante focar em 3 pontos principais: estrutura organizacional; experimentação; e jornada do cliente. Isto posto, as estratégias da empresa precisam:

 

  1. Focar na experiência do cliente para aumentar a satisfação e melhorar o relacionamento com a empresa;

 

  1. Ter uma mentalidade e cultura baseada na tomada de decisões objetivas e estratégicas para melhorar os negócios;

 

  1. Identificar, capacitar e reter talentos em uma quantidade ideal para realizar a transformação digital;

 

  1. Dar atenção especial para a captura de dados.

 

A experiência é um grande diferencial que agrega valor ao relacionamento e possibilita a fidelização. Nesse sentido, aprimorar a comunicação e estimular o engajamento é crucial. 

 

Para se ter uma ideia, para os clientes, as experiências podem ser mais significativas do que os preços.

 

Priorizando o digital, as empresas fornecem pontos para contato, rastreamento de informações, melhoram a rotina dos colaboradores e facilitam a coleta e acompanhamento de feedbacks dos clientes.

 

Para aproveitar o melhor que a tecnologia digital tem a oferecer é necessário ter plataformas e ferramentas digitais integradas aos novos métodos organizacionais da empresa. Isso acontece por meio do(a):

 

  • Uso de diferentes canais de comunicação para interação;
  • Implementação de tecnologias de autoatendimento;
  • Utilização de ferramenta que tornam as informações mais acessíveis;
  • Recursos que tornam os processos de venda mais simples e práticos.

Era digital e mudanças por conta da pandemia

Na virada de 2019 para 2020, a Covid-19 gerou impactos negativos e de alta transformação no mundo todo. 

 

Contudo, em meio a tantos desafios, o mercado teve grandes surpresas com novos modelos de negócios que se desenharam e conseguiram sobreviver à crise, tornando-se um modelo irrefutável a respeito de empreender. 

 

Com isso, houve um aceleramento de tecnologias e de novos modelos de trabalho, o que demanda uma nova postura frente ao mercado.

 

Várias empresas descobriram e entenderam que para se manter ativa e relevante é necessário que os colaboradores, gestores e líderes estejam sempre acompanhando as tendências do mercado, mudanças tecnológicas e como isso pode impactar e ser aproveitado pelo negócio.

 

Assim, conhecendo algumas estratégias de vendas e fidelização dos clientes, bem como avaliando os impactos externos ao negócio, as empresas podem continuar ativas no mercado, conquistando resultados promissores e que ajudam no crescimento.

 

Um ponto importante para as empresas de diversos segmentos, desde gestão de condomínios até grandes multinacionais, é saber o que mercado pede e adequar as ações para se manter relevante, conforme as estratégias de tecnologia.

 

 

Sendo assim, empresas que não se adaptam às tecnologias podem ficar para trás e cair no esquecimento.

Mantendo-se competitivo

Para não ficar de fora das transformações, as empresas podem investir em plataformas digitais para tornar as ações de gestão mais ágil. 

 

Essa mudança pode gerar resultados escaláveis que, em certas ocasiões, não eram possíveis parecer no formato tradicional – pelo menos não de forma ágil.

 

Desse modo, algumas medidas que podem ser adotadas para ajudar no desenvolvimento de uma fábrica de aventais descartáveis, bem como empresas dos mais diversos segmentos de atuação consistem em:

 

  • Organização de workflow;
  • Gestão de equipes híbridas, presenciais e remotas;
  • Automatização financeira e de outros processos;
  • Centralização de dados em plataformas;
  • Gestão comercial com CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).

 

Essas mudanças podem potencializar o crescimento, principalmente ao comparar com as ações que são feitas sem o apoio e estratégias voltadas para a tecnologia.

 

Um modelo de negócio que é omnichannel e conta com logística online, por exemplo, pode usar uma plataforma digital para centralizar ações, processos, relacionamento e até mesmo otimizar o controle de estoque e rotas de entrega. 

 

Isso ajuda no crescimento e sucesso da empresa, impactando na produtividade e no custo do negócio.

Vantagens que a era digital proporciona aos clientes e empresas

Conhecida como a quarta revolução industrial, a era digital não se resume apenas em introduzir a inteligência artificial e novas tecnologias de automação.

 

A era digital é caracterizada por mudanças significativas nos modelos de produção e relacionamento, como a integração de softwares e dispositivos integrados, mas com possibilidade de acessos segmentados por usuários.

 

Deste modo, a era digital é definida como a participação ativa das pessoas, atuando em conjunto com novas tecnologias e máquinas, a partir de dispositivos individuais conectados à internet.

 

Essa integração proporciona uma quantidade considerável de informações importantes e que ajudam a:

 

  • Personalizar as experiências dos usuários;
  • Ter processos mais ágeis entre o homem e máquinas;
  • Reduzir falhas humanas, graças a parte computacional lógica;
  • “Ensinar” as máquinas a reagirem aos estímulos externos de forma autônoma;
  • Minimizar custos e prazos;
  • Dar mais autonomia aos colaboradores e inteligências;
  • Melhorar a experiência dos parceiros de negócios;
  • Ajudar nas relações com a sociedade e o meio ambiente.

 

Toda essa integração é possível por conta da habilidade adquirida com os dispositivos e máquinas de realizar conexões e trocas de informações de modo ininterrupto.

 

Mais ainda, se dá pela otimização de tarefas repetitivas e de coleta de dados, que passam a ser executadas por máquinas, permitindo que os profissionais foquem na tomada de decisão e atividades criativas.

 

Ou seja, os maquinários auxiliam nas atividades humanas, trocando dados e gerando aprendizados para otimizar ainda mais os fluxos. Inclusive, as máquinas passam a interagir e desenvolver inteligências, o que contribui para o processo chamado IOT (Internet das coisas).

Como a era digital influencia vários segmentos?

O fenômeno da era digital é muito abrangente e tem modificado positivamente as formas de pensar, agir e conviver. 

 

As relações entre empresas, indivíduos e governos estão mais práticas e dinâmicas, graças à tecnologia.

 

A inteligência das plataformas e ferramentas permite uma boa coleta de dados, além de personalizar e racionalizar os processos produtivos, fiscalização, ofertas e qualquer tipo de interação humana por conta da IOT e a capacidade de armazenamento ilimitada.

 

Com a tecnologia, diversos aparelhos utilizados no dia a dia, objetos e máquinas estarão interligados e trocando informações para melhorar a experiência dos usuários. 

 

Com isso, as pessoas poderão, por exemplo, solucionar suas dúvidas apenas pelo comando de voz, fazendo perguntas sobre “como fazer licenciamento online?” quando necessário.

 

Deste modo, todos os setores econômicos serão afetados de alguma forma com a evolução, tendo que modificar seus modelos de produção e as formas de negociação.

 

Alguns dos segmentos que já estão passando por modificações são: agronegócio, indústria, comunicação, saúde, entre outros.

 

Essas mudanças exigem que os gestores se preparem e, principalmente, consigam se adaptar aos novos hábitos de consumo, identificando as novas oportunidades e ameaças.

 

Portanto, é importante acompanhar as principais tendências que a era digital agrega em diversos setores, assim a empresa poderá conquistar ótimos ganhos e identificar quais melhorias se adequam ao seu setor com mais agilidade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.