SEO Mônica Candido

O que é SEO e como otimizar um site

Neste artigo você vai descobrir o que é SEO e qual é o verdadeiro significado do termo Search Engine Optimization.

O SEO abrange muitos aspectos e, se você deseja criar um blog ou site de sucesso, é importante primeiro entender o que é.

De fato, entender o que é SEO e como ele funciona também permitirá que você o estude com mais facilidade e o aplique corretamente.

Talvez você esteja pensando que SEO é apenas o uso correto de palavras-chave e que você só precisa escrever bons textos para ficar em primeiro lugar no Google. Ao ler este artigo, você ficará surpreso com a quantidade de fatores de classificação e o quanto o SEO tem a ver com diferentes aspectos.

Algumas delas, você provavelmente nunca pensou que fossem tão importantes!

Deve-se ter em mente que para o Google e outros motores de busca é importante fornecer aos usuários resultados que antes de tudo façam com que tenham uma boa experiência de navegação, por exemplo se alguém pesquisar sobre a 22 Bet no google, sabemos que é um site de apostas de aparece na primeira página de pesquisas do google.

A qualidade dos sites que estão na primeira posição, portanto, deve ser alta em todos os aspectos.

Em primeiro lugar, o conteúdo deve responder à consulta do usuário.

Em segundo lugar, o usuário deve estar confortável dentro da página.

  • Consulta: o termo ou frase que o usuário insere no campo de pesquisa.
  • Palavra-chave ou palavra-chave: as palavras que você usa para criar seu conteúdo, que corresponderá às consultas do usuário.
  • SERP: a página de resultados de pesquisa que aparece depois que o usuário digita a consulta.

Portanto, o leitor não deve, por exemplo, esperar indefinidamente o carregamento da página, não deve enlouquecer procurando um botão, não deve colocar sua própria segurança em risco. Esses e muitos outros recursos são essenciais para um site otimizado para SEO.

Como funciona o SEO?

O motor de busca é uma ferramenta que permite encontrar conteúdos na web graças a uma pesquisa realizada pelo utilizador. O mecanismo de busca mais famoso e usado do mundo é o Google, mas também há Bing, Yahoo e muitos outros.

Qualquer que seja a informação que você esteja procurando, basta escrever algumas palavras no campo apropriado, pressione “Pesquisar” e em menos de um segundo você terá milhares ou até milhões de resultados.

O que acontece nessa fração de segundo é um procedimento muito complexo baseado em uma série de instruções, ou seja, em um programa chamado algoritmo.

Este programa estabelece as regras para identificar o conteúdo mais relevante com a pesquisa realizada pelo usuário.

Algoritmo: sistema complexo que permite classificar centenas de bilhões de páginas da web para fornecer os resultados mais relevantes com base na consulta de pesquisa do usuário.

 

Além disso, graças ao algoritmo, esses resultados são organizados de forma que os mais relevantes sejam mostrados primeiro.

Aqui está agora o significado de SEO começa a ficar um pouco mais claro. As regras que ditam quais itens aparecerão no topo da lista são exatamente aquelas que você vai estudar se quiser fazer SEO.

Os mecanismos de busca mais populares, como mencionamos, são Google, Bing e Yahoo, mas também existem outros.

  • Google: dispensa apresentações. É o mais usado no mundo, com 91% dos internautas e mais de 90.000 buscas feitas a cada segundo!
  • Bing: o motor de busca da Microsoft ocupa o segundo lugar, com 2,69% dos usuários.
  • Yahoo: nascido em 1994 como um dos primeiros buscadores, hoje é utilizado por 1,4% dos internautas.
  • Baidu: é o mecanismo de busca mais popular na China.
  • Yandex – usado na Rússia.
  • DuckDuckGo: Um novo motor de busca apreciado sobretudo porque garante a privacidade do utilizador muito mais do que qualquer outro.

Quando falamos de SEO, portanto, lembremos que não estamos otimizando apenas para o Google, mesmo que na prática seja isso que fazemos. Devido à sua hegemonia, agora estamos acostumados a trabalhar em nossos sites de acordo com seus algoritmos.

O que significa otimização de SEO?

Agora que você entende como funciona um mecanismo de busca, vamos tentar definir melhor o que se entende por otimização. A otimização de SEO consiste em deixar seu conteúdo o mais alinhado possível com as regras estabelecidas pelo algoritmo.

Quanto mais regras você cumprir, maior a chance de seu site aparecer nas primeiras posições do Google.

Aplicar essas regras significa trabalhar com empenho e constância porque, se o seu trabalho começa bem, mas depois for negligenciado, os motores de busca perceberão que as suas páginas foram abandonadas e, portanto, não as consideraram mais relevantes.

Como resultado, você perderá as posições que ganhou no início. A otimização de SEO, portanto, não é um trabalho que você faz de uma vez por todas no seu site.

Em vez disso, é uma atividade constante e, acima de tudo, deve levar em consideração as atualizações do algoritmo. Os desenvolvedores de mecanismos de pesquisa trabalham incansavelmente para melhorar os resultados mostrados aos usuários.

Isso também porque os sites atualmente na web se tornaram enormes: somos quase dois bilhões e se você considerar que cada site contém várias dezenas de páginas, chegamos a números astronômicos.

Conseguir encontrar apenas as melhores páginas entre estas tornou-se cada vez mais difícil.

É por isso que o algoritmo é frequentemente modificado e atualizado, algumas vezes com pequenas alterações quase imperceptíveis, outras com grandes alterações que podem derrubar completamente a SERP.

Se você não acompanhar essas mudanças, corre o risco de perder todas as posições que conquistou no passado.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.