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A importância do marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, e seu foco está na produção e distribuição de conteúdos relevantes para o público para que ele seja encontrado no momento em que as pessoas mais precisam.

Ele pertence ao inbound marketing, também conhecido como marketing de atração. Quando falamos sobre esse assunto, a primeira coisa que vem à mente são os blogs e uma série de materiais publicados nas redes sociais.

Embora essa estratégia esteja vivendo o seu auge com o advento da internet, ela já existe há muito tempo. Isso porque está diretamente relacionado ao ato de contar histórias.

Materiais completos sempre engajaram as pessoas, tanto é que muitas revistas continuam existindo, mesmo adotando o formato digital. Dentro do marketing, essa estratégia é primordial porque corresponde às expectativas do consumidor moderno.

Quando uma pessoa quer saber mais sobre um produto ou serviço, pesquisa no Google, mas não está interessada em saber apenas sobre o preço ou a qualidade da solução.

As pessoas querem criar uma conexão com a marca, por isso, vamos explicar o conceito de marketing de conteúdo, falar sobre sua importância e mostrar algumas vantagens.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma importante estratégia de marketing digital, que tem como foco produzir e distribuir materiais relevantes para o público e que são encontrados quando os consumidores mais precisam.

Ele pertence ao inbound marketing e seu objetivo é gerar valor para a persona, responder às dúvidas dos usuários e melhorar o processo de compra.

Isso acontece porque, antes de produzir seus conteúdos, uma clínica de ressonância nuclear magnética da pelve estuda tudo o que sua audiência quer saber e compreende vários aspectos do público, como:

  • Desafios;
  • Necessidades;
  • Objetivos;
  • Preferências.

Quando o usuário consome informação produzida pela marca, descobre necessidades que nem mesmo conhecia e com isso passa a confiar mais nela. Ele presta atenção em seus conteúdos e a enxerga como autoridade naquilo que faz.

Toda vez que precisar, o consumidor vai voltar ao canal para esclarecer suas dúvidas e ficar por dentro das novidades. Quando chegar o momento de comprar, a empresa será lembrada por ele.

O marketing de conteúdo acontece por meio de 4 etapas, pois primeiro educa a audiência, em seguida ganha autoridade no assunto, depois influencia a decisão de compra e por fim fideliza o cliente.

Trata-se de algo tão estratégico que faz com que o consumidor avance pelas etapas do funil de vendas, transformando-o em cliente.

É importante dizer que o propósito do marketing de conteúdo não é vender, mas a venda acaba se tornando uma consequência natural, por conta do relacionamento que esses materiais estabelecem com a audiência.

Por isso, permite que uma clínica de exames check up 40 anos atinja seus objetivos com mais facilidade. Com base em seu conceito, não é difícil imaginar por que essa prática é tão importante.

Importância do marketing de conteúdo

A maneira como o consumidor moderno se comporta e a jornada de compras mudaram muito nos últimos anos. Boa parte das vendas de uma empresa costuma começar no Google e outros buscadores.

Tanto é que pesquisas mostram que 98,9% dos usuários da internet utilizam os buscadores, e outro levantamento realizado pela Math Ads mostrou que 9 em cada 10 brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra.

Além disso, 80% dos usuários que possuem smartphone usam o aparelho para decidir se compram a mercadoria, enquanto ainda estão na loja. Mas o mercado está cada vez mais concorrido e as pessoas mais exigentes e bem informadas.

Nesse cenário, investir em marketing de conteúdo é fundamental para qualquer empresa que queira ser encontrada pelos consumidores com mais facilidade.

Para se ter uma ideia do potencial dessa estratégia, de acordo com um levantamento realizado pelo Hubspot, 70% das pessoas afirmam que o marketing de conteúdo as aproximam das marcas.

Outra pesquisa feita pela mesma empresa mostrou que os profissionais de marketing que utilizam o blog em suas estratégias e com isso conseguem gerar 67% mais leads.

Se o site corporativo de um fabricante de mini pão de queijo congelado tiver um blog corporativo, terá 434% mais páginas indexadas pelo Google e outros buscadores. Em outras palavras, a empresa terá muito mais visibilidade e novos clientes.

Principais vantagens do marketing de conteúdo

Depois de falar um pouco sobre a importância do marketing de conteúdo, não é difícil entender por que ele é tão vantajoso. Dentre suas principais vantagens estão:

Ser visualizado por quem tem interesse

Produzir conteúdo relevante, além de ser uma estratégia muito interessante, é o melhor caminho para chamar a atenção de pessoas que pertencem ao público-alvo da marca, mas que ainda não a conhecem.

 

Os conteúdos ricos e relevantes são fáceis de encontrar na internet, bastando ter um blog para publicar os materiais e trabalhar estratégias de otimização. Com isso, uma empresa de paisagismo e jardinagem em condominios será facilmente encontrada.

Mais do que isso, ela será localizada pelas pessoas no momento em que elas precisam de seus produtos e serviços.

Reduz os custos de divulgação

Desde que o marketing digital chegou trazendo novas possibilidades para divulgar uma marca, muita coisa mudou.

Na contramão das estratégias do marketing tradicional, por meio de anúncios em canais offline, como TV e rádio, as estratégias digitais são muito mais acessíveis. Por conta disso, podem ser trabalhadas por todo tipo de negócio.

Tanto é que de acordo com o levantamento feito pela Demand Metric, investir em marketing de conteúdo chega a custar 62% menos do que investir em marketing tradicional, mesmo gerando cerca de 3 vezes mais leads.

Aumenta o número de leads

Por falar neles, é importante dizer que é como uma boa lista de leads que o fabricante de sonda nasogástrica alimentação vai começar a trabalhar o funil de vendas.

A melhor maneira de atrair potenciais clientes é por meio das recompensas digitais, e ninguém melhor do que o marketing de conteúdo para fazer isso.

Materiais exclusivos devem ser disponibilizados gratuitamente para atrair as pessoas e melhorar a captura de leads para a empresa.

Melhora o relacionamento com os clientes

Outra grande vantagem dessa prática é que ela é menos intrusiva do que as ações do marketing tradicional e até mesmo algumas do marketing digital.

Ao invés de interromper o potencial cliente para oferecer produtos e serviços, a companhia vai atraí-los, oferecendo todas as informações que essas pessoas procuram, a respeito de seus problemas e necessidades.

Com isso, uma instituição de cursos sobre medicina do trabalho consegue estabelecer um relacionamento saudável e positivo com as pessoas, além de fazer com que os consumidores se sintam valorizados.

Como resultado, os clientes serão mais fiéis e ainda vão falar bem sobre a corporação com outras pessoas.

Fideliza os clientes

O marketing de conteúdo não deve ser usado apenas para atrair potenciais clientes, mas também para fidelizar aquelas pessoas que já compram com o seu negócio. Ou seja, é uma boa estratégia de pós-vendas.

Esses materiais estabelecem um relacionamento que o consumidor pode confiar e contar com a marca em vários momentos.

Uma estratégia de fidelização também trabalha o funil de vendas, por conta disso, o marketing de conteúdo precisa entrar em ação para mostrar ao público de uma clínica de audiometria ocupacional que eles possuem uma necessidade e ela, a solução.

Ajuda a construir autoridade

Ao produzir e publicar conteúdos novos e ricos em informações, naturalmente o negócio terá um bom posicionamento na web, além de construir sua autoridade.

Durante essa fase, é muito importante mostrar que a companhia possui conhecimentos aprofundados sobre seu nicho de atuação e que está pronta para atender as demandas de sua audiência.

Seu negócio precisa manter o foco na criação de conteúdos de qualidade elevada e que saibam atrair o interesse e o engajamento do público certo. Portanto, a quantidade não é tão crucial quanto a qualidade.

Aumenta o tráfego do site

Por fim, mas não menos importante, uma empresa de caldeiraria industrial consegue aumentar o tráfego em seu site institucional. Isso porque de acordo com uma pesquisa da Content Trends, 86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar.

O site funciona como a porta de entrada para novos clientes, mas é fundamental gerar valor para eles e criar materiais relevantes que serão indexados pelos buscadores.

Considerações finais

A principal característica do consumidor moderno é o fato de estar bem informado e ter acesso a inúmeros estabelecimentos físicos e virtuais, que vendem exatamente os mesmos produtos e serviços.

Essa concorrência pede que as marcas saibam se posicionar e atrair a atenção das pessoas, por meio de materiais ricos e esclarecedores, que só o marketing de conteúdo é capaz de produzir.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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