guest post Mônica Candido

Contabilidade para investidores: entenda como funciona

Para investir em ações é preciso ter conhecimento de contabilidade para investidores, pois assim é mais fácil analisar o mercado.

Os novos investidores têm dificuldade para decidir que ações comprar pois ainda não são capazes de analisar os mercados.

Investidores podem usar a contabilidade para melhorar seus investimentos ou apenas contratar uma empresa de contabilidade que fará a gestão de sua carteira de investimentos.

O fato é que a contabilidade deixou de ser aquela atividade que apenas ajudava na folha de pagamento ou a identificar o melhor cnae simples.

Como a contabilidade ajuda os investidores

O conhecimento de contabilidade ajuda a analisar relatórios que mostram informações para tomada de decisão de compra de ações. Por isso, ela pode indicar quais são as melhores empresas nas quais investir, já que seus relatórios apresentam informações sobre lucro, prejuízos, evolução e receita total das empresas.

Dessa maneira, a contabilidade para investidores proporciona uma maior percepḉão referente aos números contábeis que tornam a compra de ações mais transparente.

Alguns pontos importantes avaliados pela contabilidade e que devem ser considerados pelos investidores são:

  • demonstração do resultado do exercício, isto é, mostra se a empresa em questão teve lucro ou prejuízo naquele período;
  • fluxo de caixa que aponta a saúde financeira da empresa;
  • balanço patrimonial que lista os bens, investimentos e fontes de recursos do negócio;
  • mutações de patrimônio que indicam as alterações patrimoniais da empresa de um período para o outro.

Portanto, fica evidente como é importante que os investidores entendam como funciona a contabilidade e a sua importância na hora de investir em uma empresa e tornar-se sócio dela.

É através da contabilidade que o investidor terá condições de analisar o crescimento da empresa, sua lucratividade, que dificuldades enfrenta e se possui dívidas.

O essencial da contabilidade para investidores

Em resumo, o objetivo da contabilidade para investidores é fazer o empreendedor conseguir ler os números das empresas de uma forma simples.

Por isso, o investidor deve aprender alguns princípios da contabilidade, através de livros e cursos, e, desta forma, ter uma visão mais analítica do mercado e ser capaz de ter mais clareza na hora de investir.

Veja alguns conhecimentos que o investidor pode obter a partir da contabilidade.

Visão analítica

Assim como um contador, um investidor deve ter uma visão lógica sobre o mercado. O mercado de ações possui muitas informações que precisam ser filtradas e traduzidas.

 

Nesse sentido, investidores dispõem de dois tipos de análise para decidir onde aplicar o dinheiro: a análise técnica e a análise fundamentalista.

Através da análise técnica, composta por gráficos e indicadores técnicos, o investidor identifica as tendências de movimentação do preço de um determinado ativo.

Por outro lado, a análise fundamentalista possui uma maior relação com a rotina de um contador, apresentando informações, como demonstrações contábeis e análises de fluxo de caixa, por exemplo. Com base nessas informações, fica mais fácil para o investidor identificar oportunidades com grande expectativa de crescimento.

Mesmo que as duas formas de análise possuam validade, o ato de investir é contínuo. Sendo assim, para ter sucesso em seus investimentos, o investidor precisa ter uma visão clara e racional sobre o futuro.

Controle

A fim de minimizar as incertezas que permeiam o mercado de ações, o investidor consciente possui controle rigoroso de seus registros. Desta forma, evita se perder frente aos ganhos e também a exposição a investimentos de risco.

Proatividade

Independente da área de atuação, o profissional precisa ser proativo, ou seja, não  esperar que os problemas cheguem para agir.

Portanto, a contabilidade mostra que saber a hora certa de agir é importante para otimizar os ganhos futuros.

Quando o investidor entende esse princípio, ele pode amenizar os riscos e ter maior domínio sobre o ambiente ao qual está inserido.

Conclusão

A contabilidade para investidores serve para fazer com que o empreendedor consiga ler os números das empresas de forma mais clara e assim possa tomar decisões de compra com mais segurança.

Na hora de investir em uma empresa, o investidor deve verificar os relatórios contábeis da empresa em questão. E, geralmente, apenas contadores ou pessoas com algum conhecimento de contabilidade conseguem lê-los.

Além de adquirir conhecimento de contabilidade, o investidor pode se beneficiar da contabilidade para investidores tanto para facilitar a gestão da carteira de ações quanto para obter orientações sobre os melhores investimentos.

Em qualquer um dos casos, o resultado é uma melhor visão de mercado e o ajudará a investir de forma mais consciente com maior probabilidade de crescimento.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.