SEO Mônica Candido

SEO para pequenas empresas

O SEO é uma técnica muito importante para qualquer empresa, pois é ele quem auxilia no tráfego orgânico do seu site. Com isso, quando alguém realiza uma busca por um determinado serviço, a sua plataforma pode aparecer como uma das primeiras opções.

Dessa maneira, entenda como o SEO pode ajudar na visibilidade do seu site, ainda mais se você tem uma pequena empresa.  

O que é SEO?

SEO é um termo que surgiu no final dos anos 80, e é uma sigla para Search Engine Optimization, que tem por significado otimização para mecanismos de busca.

Sendo assim, é o conjunto de ações e estratégias do marketing digital que visam aumentar o tráfego e o desempenho de um site através de resultados de mecanismos de pesquisa.

O tráfego orgânico nada mais é do que as pessoas entrarem no seu site, gerando visibilidade e surgindo para os buscadores de forma natural.

 É possível dividir essa prática em três partes: SEO on-site, SEO on-page e SEO off-page.

SEO on-site

Esse SEO é mais técnico e inclui algumas características, como:

  • Qualidade do HTML;
  • O tempo de carregamento;
  • Experiência do usuário;
  • Segurança do site.

Várias dessas configurações são muito importantes para o desempenho do seu site nos buscadores.

SEO on-page

Está relacionado com os conteúdos dos sites, assim como a qualidade deles, o uso de palavras-chave e os links internos.

SEO off-page

Desde o início, receber links de outros sites, é um dos fatores mais impactantes para o desempenho orgânico.

A lógica é parecida com o que acontece com os livros, que recebem referências de outros, porque são extremamente bons.

Porém, não é só receber links, eles devem ter relevância para a organização.

Qual é a importância do SEO para empresas pequenas?

É possível que a pessoa que está interessada no seu produto, pesquise sobre ele nas plataformas de busca. Por isso, é importante ter um site.

Esse site terá todo um portfólio de produtos que a empresa oferece e servirá como um gancho para uma próxima venda.

Ele pode comprar através da rede social e da próxima vez consumir a partir do próprio site, e até mesmo recomendar para os amigos depois.

Quando o produto é muito técnico e específico, que exige uma pré-venda, o consumo pelo site é muito importante.

A relevância e reputação da marca é vital perante ao consumidor, pois assim, o site irá gerar um bom posicionamento no meio digital.

Além de ter o site, é importante mantê-lo ativo, porque se não houver uma atividade nele, é possível que não passe uma boa segurança para o consumidor.

Quais estratégias usar para ganhar visibilidade nos campos de busca?

Para construir uma boa estratégia de SEO, é importante passar por algumas etapas e utilizar algumas ferramentas como o sistema crm.

Desse modo, veja a seguir algumas boas estratégias de SEO para aplicar e usar em sua empresa. 

Seja mobile first

Atualmente a maioria dos acessos da internet, já são feitos por dispositivos móveis como tablets e celulares.

Por esse motivo, adaptar o seu site para ter uma boa resposta nesses dispositivos é um fator crucial.

Caso contrário, o seu cliente irá se deparar com páginas lentas e conteúdos desproporcionais ao tamanho da tela de seu dispositivo.

Crie conteúdos em vídeo

Além dos vídeos serem práticos e mais atrativos, é possível que o cliente permaneça por um tempo maior dentro do site.

 

Fale sobre o seu produto ou serviço, sobre as soluções e mencione feedbacks dado por outros compradores.

Backlinks

São links presentes em conteúdos de outros sites que apontam no seu domínio, eles funcionam como boas referências.

Caso tenha um site legal, com um bom conteúdo, vários backlinks vão surgir de forma natural.

Porém, a estratégia pode ser acelerada através de parcerias de trocas de conteúdo em outros sites e blogs do mercado.

Segurança do site

Muitas pessoas já devem ter notado um cadeado que costuma aparecer no site, ele indica que o domínio possui uma navegação segura para o usuário.

É importante tê-lo, porque assim a pessoa que está navegando se sentirá mais segura, sendo menos suscetível a hackers.

Atualizações constantes de conteúdo

A atualização de conteúdo não só evita que os potenciais clientes se deparem com postagens antigas, como também conta para as plataformas de busca que os artigos ainda são relevantes e devem ser exibidos.

Como o CRM pode ajudar no SEO?

A sigla CRM significa Costume Relationship Management, em tradução é a Gestão de Relacionamento com o Cliente.

O crm gratis é uma grande ferramenta que envolve a automação de alguns processos.

O objetivo central dessa plataforma é automatizar qualquer tipo de contato com o cliente. Portanto, ele terá acesso aos usuários que visitam o seu site, e o que eles costumam pesquisar.

Com base nessas informações, é possível entrar em contato com os consumidores através de um e-mail que foi disponibilizado por ele no próprio site, através da inscrição. Com isso, é uma boa oportunidade para oferecer produtos.

O crm plano irá automatizar e até mesmo fazer publicações de conteúdo nos sites. 

É só programar que ele poderá postar conteúdos automaticamente para os clientes, além de entrar em contato com eles. 

Dessa forma, ele tem quatro processos, dentre eles:

Aquisição

Irá ajudar a trazer as novas pessoas colocando os seus dados dentro de um lugar específico que será possível realizar a consulta. 

Transação

Auxilia na transação, ou seja, transformar esse lead em cliente, enviando e-mails nutrindo essa pessoa através de alguns gatilhos.

É importante fazer a utilização de algumas ferramentas como um pipeline ou app funil de vendas. Desse modo, ele mostrará toda a trajetória do cliente durante o processo de venda.

Assim, o vendedor saberá como agir e tratar o consumidor em cada etapa do processo até o fechamento de negócio.

Atendimento

É possível se relacionar com os atuais clientes ou pessoas que possuem dúvidas, por exemplo, o consumidor que preenche um formulário e precisa de auxílio, dá para enviar uma mensagem automática através do CRM para sanar todas as suas dúvidas.

Com essas estratégias e ferramentas, é possível que a empresa ganhe uma boa visibilidade através do SEO e fazendo o uso do melhor crm de vendas.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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