Dicas Mônica Candido

Fidelização de clientes: conheça 7 dicas importantes de fidelização

Tão difícil quanto atrair clientes é fidelizá-los, ainda mais no atual cenário onde a disputa pela atenção do cliente é grande.

Esse cenário é ainda mais delicado para pequenas e médias empresas que não dispõem de recursos para investir em estratégias de captação e fidelização de clientes.

No entanto, não é necessário realizar grandes investimentos para captar e fidelizar os clientes.

Com pequenas ações como distribuir brindes personalizados SP, depois de algum tempo você já consegue perceber os resultados.

Neste artigo, você vai conhecer 7 dicas importantes de fidelização de clientes. Pronto para descobrir?

Conhecer e escutar seu cliente

Em qualquer estratégia que for utilizar com seus clientes é preciso ter em mente que você deve conhecê-los, estar próximo o máximo que for possível.

Também é importante  realizar pesquisas, testes e outras ações cujos resultados devem ser compartilhados com todos os envolvidos nessas ações. 

Uma das formas de se aproximar do cliente é estabelecendo uma conversa com ele e para isso, você pode utilizar as redes sociais, por exemplo. Uma outra estratégia consiste em utilizar brindes personalizados SP.

Monitorar menções a sua marca na internet

Fidelizar clientes significa atender às suas necessidades antecipando-se a elas. Por isso, é essencial monitorar o que o cliente fala sobre a sua empresa na internet. Isso envolve seu site, redes sociais, whatsapp, e-mail marketing e outras plataformas.

Ao monitorar e tratar essas informações, é possível dimensionar de forma mais assertiva quais são as necessidades do seu cliente e assim, desenvolver e melhorar seus produtos para atendê-los. 

Fazer o cliente se sentir parte da empresa e importante para ela também é uma estratégia de fidelização.

Diversificar os canais de comunicação

Estamos em um cenário em que tudo acontece muito rápido. As pessoas não querem esperar, pegar fila. Por isso, sua empresa deve oferecer múltiplos canais de atendimento para que, quando necessário, seu cliente seja atendido o mais rápido possível.

Além disso, a equipe de atendimento deve ser capacitada, saber lidar com relações interpessoais e apta a resolver conflitos. Por isso, invista em treinamentos e reciclagem para manter o padrão e a qualidade de atendimento.

Centralizar informações sobre o cliente

Dados sobre o cliente são equivalentes a moeda. Sendo assim, invista em um software de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente). 

O CRM é uma estratégia de gestão empresarial focada no cliente e no atendimento de suas necessidades.

Nele, você centraliza todas as informações e dados que possui sobre seu cliente, facilitando a consulta. Dessa forma, você não precisa recorrer sempre ao cliente para esclarecer dúvidas a cada interação. Além disso, durante o contato, o cliente se sentirá mais acolhido e reconhecido pela empresa.

 

Criar programas de relacionamento e fidelidade

Existem diversas empresas que oferecem programas de relacionamento e fidelidade, mas nem todas são interessantes para o cliente.

Logo, na hora de criar um programa de relacionamento e fidelidade para seu cliente, ponha-se no lugar dele e pense em formas de encantá-lo e impressioná-lo.

Você pode oferecer, por exemplo:

  • Descontos por indicação;
  • Programas de pontuação;
  • Enviar brindes personalizados SP em datas especiais. 

Desenvolver ações promocionais

O sucesso do seu negócio depende de reconhecer e valorizar a presença de seus clientes, o que vai além do primeiro contato e requer o desenvolvimento de um relacionamento entre marca e cliente.

Como exemplo de ações promocionais podemos mencionar:

  • Descontos e brindes personalizados SP;
  • Cupons de desconto;
  • Promoções em datas sazonais.

Também é importante avaliar o resultado dessas ações para decidir se deve ou não continuar a realizá-las.

Oferecer conteúdo relevante

Há algum tempo que o marketing de conteúdo é utilizado por empresas. Através da produção de conteúdo, sua marca aprofunda o contato com o cliente, influenciando-o a realizar determinadas ações.

Para isso, a empresa pode investir em um blog, perfis em redes sociais, newsletter e e-mail marketing.

Conclusão

Fidelizar clientes é tão importante quanto atraí-los, mas muitas empresas acabam deixando essa etapa de lado por vários motivos principalmente, investimento de recursos.

No entanto, com pequenas ações, que requerem baixo investimento, é possível fidelizar clientes. 

Neste artigo, apresentamos 7 dicas importantes de fidelização como conhecer o cliente e escutá-lo, monitorar o que falam sobre a empresa na internet e centralizar informações sobre o cliente.

Além disso, falamos sobre criar programas de relacionamento e fidelidade, oferecer brindes personalizados SP e conteúdo relevante e ainda desenvolver outras ações promocionais.

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