abril 19, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Publicidade

Lifetime value (LTV): o que é e como calcular?

Pensando na melhoria do empreendimento, o Lifetime Value pode vir a somar com o crescimento de um negócio.

Tudo vale na hora de melhorar os investimentos do negócio e entender aquilo que o seu cliente deseja, ou até mesmo o que faz com que ele desista da sua empresa.

Basicamente, essa é uma métrica que compreende o valor do seu cliente, pelo tempo em que ele fica na empresa, colocando investimentos em um produto ou serviço oferecido.

Para um negócio de piso de concreto polido saber o Lifetime value pode ser a chave para a melhoria de diferentes pontos, dentre eles: 

  • Valorização do consumidor;
  • Mudanças nas  estratégias de vendas;
  • Custos em relação a anúncios e publicidades;
  • Melhoria de produtos.

Dessa forma, por meio de um cálculo fácil e simples de alinhar com outras métricas tão importantes quanto a Lifetime value, é possível chegar a economias e maiores ganhos.

Sem mais delongas, no texto abaixo você vai entender um pouco mais sobre esse conceito, sabendo melhor seus principais benefícios dentro de uma empresa de manutenção de copiadoras e algumas dicas infalíveis para obter o máximo de sucesso com ela.

Afinal, o que é Lifetime Value?

A Lifetime Value (LTV), ou em português, valor vitalício, é uma métrica adquirida por meio de um cálculo, mostrando como resultado o valor, em dinheiro, que identifica os investimentos feitos por um cliente em um negócio em todo o tempo que ele permanece.

Em outras palavras, por meio da LTV é possível descobrir o quanto é gasto por uma pessoa dentro de uma empresa de limpeza, e como isso pode ter significado para as vendas.

Para encontrar esse valor, é preciso, primeiramente, somar todas as entradas de pagamentos feitas por esse cliente, independente do tempo que elas ocorreram, mas sempre contando até o momento em que ele permaneceu dentro da sua companhia.

Por exemplo, podemos ter como caso de estudo uma empresa de maquiagem, onde o cliente que será estudado fez cinco compras, gastando nessa soma cerca de R $500. 

Esse consumidor em específico ficou com a empresa, ou seja, fez a sua última compra, em um espaço de três anos. 

Dessa forma, utilizando a fórmula do Lifetime Value, podemos encontrar os seguintes valores:

LTV: (valor das compras totais) x (número de compras por ano) x (anos de permanência).

Assim, seguindo o uso de dados do exemplo acima, temos: LTV: 500x5x3 = R $7500.

O valor acima representa o preço do cliente considerando todo o seu tempo na empresa. 

Encontrar esse valor serve para inúmeras condições e estratégias, sendo a principal delas entender quanto vale um cliente em média, a partir de uma noção com todos os clientes.

Neste sentido, a média total de uma empresa de venda de computador usado representa o valor de investimento, sendo então utilizado para entender pontos que dizem respeito a investimentos, compras, mudanças em produtos e até mesmo procura por erros.

Abaixo, vamos entender algumas formas de encontrar os benefícios desse cálculo.

Alguns dos principais benefícios

A partir da compreensão sobre o que é o LTV e como encontrar essa métrica, fica fácil determinar alguns pontos de análise, começando pelos valores que uma empresa coloca em investimentos, como compras de materiais e reposições de produtos.

Se existe um valor determinado a partir de cada cliente, e sua empresa costuma a ter X consumidores, fica fácil entender quanto de rendimento seu negócio pode ter.

Essa compreensão, somada a períodos, como no caso de um ano de funcionamento, consegue transmitir uma média a ser baseada no negócio e especialista em manutenção predial que trabalha da empresa, moldando sua saúde financeira.

Afinal, tendo em mãos um preço que mostra o valor por ano de rendimentos de um negócio, fica mais fácil saber determinar se houveram quedas em vendas ou até um aumento.

Outro ponto interessante para a empresa a partir dessa descoberta é em meio a investimentos relacionados a custos com comunicação e marketing, que muitas vezes pedem por pagamentos relacionados a:

  • Postagens;
  • Anúncios;
  • Parcerias;
  • Publicidade;
  • Eventos.

Se o valor ganho pela empresa por cada cliente em um ano é, por exemplo, R $5 mil reais, é preciso estar atento aos valores que totalizam os pagamentos feitos por essa equipe, ainda mais aqueles relacionados ao custo de aquisição de clientes.

Esse conceito define o quanto estratégias de marketing devem gastar para conseguir pelo menos um novo cliente, e de que forma isso pode ser interessante para a empresa.

Outro ponto, não tão relacionado a números e valores dentro do LTV é a respeito da observação da jornada do cliente dentro da empresa, principalmente a partir do encontro do número de compras feitas por ele e o tempo que ele ficou até sair do negócio.

Isso pode mostrar inúmeras questões consideradas problemáticas, como o caso de uma insatisfação com um serviço ou até mesmo um produto que não é inovador.

Entender e estudar o que leva um consumidor a sair ou entrar em uma empresa de redes de proteção para sacada é essencial para que haja uma reformulação das formas de venda, mas sobretudo daquilo que é oferecido, entendendo de fato o que o cliente quer.

Se existe uma grande porcentagem de clientes que tendem a sair da sua empresa, por exemplo, logo após a segunda compra, é sinal de que algo está errado.

Afinal, embora existam diversas empresas, algumas com serviços que tendem a ser longilíneos, e outras com um olhar de vendas mais pontual, é sempre importante trabalhar formas de manter um cliente, tornando-o fiel e interessado na marca em si.

Essa também é uma grande oportunidade para que o negócio descubra mais sobre eventuais oportunidades que podem estar sendo desperdiçadas.

Por exemplo, se no caso da sua empresa existem vendas que acabam sendo mais altas no começo e mais baratas no final da jornada do cliente, é possível entender que algum valor pode estar alto, o que demanda a busca pela diminuição do valor ou de promoções.

Maneiras de obter sucesso com o LTV

Se bem utilizada a Lifetime Value pode trazer ao seu negócio de vendas de estante em madeira grande vantagens, melhorando os resultados da empresa, seja em relação a soluções vindas a partir da métrica, como novas chances de negócios.

Pensando nisso, separamos nos tópicos a seguir algumas ideias que podem ser interessantes para você e sua equipe. 

  1. Trabalhe a fidelização

A fidelização é um dos passos mais importantes no trabalho com o LTV, ainda mais em questão do entendimento do tempo em que o cliente fica consumindo na empresa.

Para começar, você pode passar a sugerir promoções especiais para clientes antigos, cupons, atendimentos personalizados, dentre outras formas de conexão.

  1. Peça feedbacks

Ainda que você tenha na sua frente o tempo e as escolhas de compra do seu cliente, é sempre importante pedir alguns feedbacks dele, já que este é o único que pode mostrar à empresa o que se passa dentro de uma experiência com a marca de letreiro para fachada.

Só assim fica fácil estabelecer mudanças concretas, e entregar a esse comprador aquilo que é importante para ele dentro da sua empresa.

  1. Considere as tendências de mercado

As tendências de mercado tem uma grande responsabilidade dentro das melhorias feitas com o LTV, pois amplia as chances do negócio conseguir se mostrar como interessante, sobretudo atuando nos novos tempos de compra.

Uma boa dica é entender mais sobre como seus produtos são interessantes, de que forma seus serviços tem algum diferencial, dentre outros pontos importantes.

  1. Trabalhe junto com o churn rate

O Churn Rate é uma métrica utilizada para entender o número de clientes que abandonam um serviço ou produto, o que evidencia uma falha ou até mesmo uma insatisfação.

Por meio do encontro dessa taxa é possível pontuar o que é um problema dentro da empresa, e utilizando o Lifetime value, fica fácil saber que o valor do cliente cai a cada métrica de Churn, ou seja, as duas métricas se acompanham para encontrar mudanças.

  1. Invista em marketing

O marketing é fundamental para aumentar o reconhecimento do seu negócio, ainda mais em meio a vendas online. 

Por isso, trabalhe sempre novas estratégias para fazer com que mais clientes conheçam e se encantem pela sua marca, aumentando então o LTV.

Considerações finais 

Em resumo, por meio do artigo acima foi possível entender o valor do LTV, sobretudo em relação aos benefícios financeiros que ele pode trazer para sua empresa.

Por isso, não deixe de utilizar essa estratégia, apontando a métrica em relação a outras tão importantes, que evidenciam o comportamento do cliente e relevância dos seus produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X